VACINAÇÃO DE CRIANÇAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTÁ LENTA

Written by on 19 de abril de 2022

NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, APENAS 40% DAS CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS RECEBERAM A PRIMEIRA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID-19 ATÉ O MOMENTO. DE UM TOTAL ESTIMADO EM 1,5 MILHÃO DE CRIANÇAS, 614,5 MIL FORAM LEVADAS AOS POSTOS PARA INICIAR A IMUNIZAÇÃO. A SEGUNDA DOSE SÓ FOI APLICADA EM 214,7 MIL CRIANÇAS NESSA FAIXA ETÁRIA, O QUE EQUIVALE A 14% DO TOTAL.

NA ÚLTIMA SEMANA, EM CAMPOS, DURANTE A REUNIÃO DO GABINETE DE CRISE E COMBATE À COVID-19, O SUBSECRETÁRIO DE ATENÇÃO BÁSICA, VIGILÂNCIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE, CHARBELL KURY, INFORMOU QUE CERCA DE 50 MIL PESSOAS COM IDADE ACIMA DE 5 ANOS QUE AINDA NÃO RECEBERAM NENHUMA DOSE DA VACINA CONTRA A DOENÇA NO MUNICÍPIO. DESTE TOTAL, CERCA DE 23 MIL SÃO CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS. A PREFEITURA, INFORMOU, AINDA VAI EXIGIR O COMPROVANTE DE VACINAÇÃO NAS ESCOLAS, CONFORME ESTÁ PREVISTO NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

 

ENTRE OS ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS, A ADESÃO NO ESTADO CHEGA A 87% (1,15 MILHÃO) COM A PRIMEIRA DOSE E 66% (864,4 MIL) COM A SEGUNDA. OS DADOS ESTÃO DISPONÍVEIS NOS PAINÉIS DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE (SES). EM NOTA, A SES INFORMOU QUE “SEGUE RECOMENDANDO AOS MUNICÍPIOS QUE FAÇAM A BUSCA ATIVA DAS CRIANÇAS APTAS A RECEBER A VACINA E QUE AINDA NÃO RECEBERAM O IMUNIZANTE”.

 

NA CAPITAL, FALTAM 24% DO GRUPO DE 5 A 11 ANOS TOMAREM A PRIMEIRA DOSE, NUM TOTAL DE 135,5 MIL CRIANÇAS QUE AINDA NÃO INICIARAM A IMUNIZAÇÃO CONTRA A COVID-19. SEGUNDO OS DADOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE (SMS), 207,5 MIL CRIANÇAS NESSA FAIXA JÁ RECEBERAM AS DUAS DOSES DO ESQUEMA BÁSICO, O QUE EQUIVALE A 37% DA POPULAÇÃO ESTIMADA PARA A FAIXA ETÁRIA.

 

A COBERTURA NA CIDADE DA POPULAÇÃO TOTAL ACIMA DE 5 ANOS ESTÁ EM 98,2% COM A PRIMEIRA DOSE E 92,1% COM A SEGUNDA OU DOSE ÚNICA. A DOSE DE REFORÇO FOI APLICADA EM 61,8% DA POPULAÇÃO ADULTA. DE ACORDO COM A SMS, A EXIGÊNCIA DO PASSAPORTE VACINAL PARA FREQUENTAR LOCAIS FECHADOS OU EVENTOS SÓ DEIXARÁ DE VALER QUANDO ESSA PROPORÇÃO CHEGAR A 70%.

 

NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, A COBERTURA COM O ESQUEMA COMPLETO COM DUAS DOSES OU DOSE ÚNICA PARA O PÚBLICO QUE INTEGRA A CAMPANHA ESTÁ EM 75%, SEM CONTAR A DOSE DE REFORÇO.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Folha1


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist