ONU faz apelo para retirada de civis em segurança da Ucrânia

Written by on 9 de março de 2022

O chefe humanitário da Organização das Nações Unidades (ONU), Martin Griffiths, fez um apelo para que a Rússia e a Ucrânia garantam uma rota de fuga segura para civis que tentam escapar da guerra.

Na manhã desta terça-feira (8/3), 13º dia do conflito, corredores humanitários de cessar-fogo foram reabertos nas cidades ucranianas de Cherhihiv, Sumy, Kharkiv, Mariupol e na capital Kiev, segundo o Ministério da Defesa russo.

Como tentativas anteriores fracassaram com civis sendo atacados nos corredores —, a Ucrânia pediu às autoridades russas que respeitem o acordo de cessar-fogo.

Na cidade de Sumy, que foi parcialmente cercada por forças russas e fortemente bombardeada, a retirada de civis está em andamento, segundo a agência de notícias Reuters. A rota de fuga acordada entre os dois países termina em Poltava — cidade ucraniana a 175 km ao sul.

Na véspera, Moscou ofereceu retirar os ucranianos das zonas de conflito com destino à Rússia ou Belarus, seu aliado, mas a proposta foi rejeitada pela Ucrânia, sendo considerada uma tentativa de manipulação e propaganda que colocaria a vida das pessoas em risco.

As cidades ucranianas continuaram sob forte bombardeio das forças russas durante a noite e as primeiras horas da manhã desta terça-feira — e com isso, as baixas civis seguem aumentando.

– Em Zhyotymyr, a oeste de Kiev, um incêndio no depósito de petróleo de Chernyakhiv foi controlado nas primeiras horas da manhã.

– Em Sumy, no leste do país, bombardeios aéreos destruíram casas e incendiaram um prédio residencial. Uma mulher ficou ferida e nove pessoas morreram, incluindo duas crianças.

– Em Mykolaiv, no sul da Ucrânia, foram registrados vários incêndios em áreas residenciais. Quatro civis foram mortos no ataque e outros cinco foram resgatados dos escombros e levados às pressas para o hospital.

– Em Kharkiv, no leste do país, bombardeios russos provocaram um incêndio em nove andares e 27 apartamentos de um prédio residencial — o fogo levou mais de quatro horas para ser controlado. Pelo menos quatro pessoas morreram.

Dezenas de milhares de pessoas estão sem energia no país. Na cidade de Mariupol, falta água e comida.

O Ministério da Defesa da Ucrânia diz que um alto comandante do exército russo foi morto em combate perto de Kharkiv, a segunda maior cidade do país. A BBC não conseguiu confirmar a informação; e as autoridades russas não comentaram.

Nesta terça-feira, deve ocorrer uma quarta rodada de negociações de paz entre representantes da Rússia e da Ucrânia, depois que a terceira rodada terminou sem grandes avanços na véspera.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse em seu pronunciamento mais recente que vai ficar em Kiev “o quanto for necessário para vencer a guerra”.

Fonte: BBC


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist