O QUE MUDA EM TERMOS DE VIGILÂNCIA APÓS 1º CASO DE VARÍOLA DOS MACACOS NO BRASIL

Written by on 13 de junho de 2022

OS DOIS PRIMEIROS CASOS DE VARÍOLA DOS MACACOS FORAM CONFIRMADOS NO BRASIL NESTA SEMANA EM SÃO PAULO.

 

O PRIMEIRO CASO FOI CONFIRMADO EM 8 DE JUNHO, O PACIENTE É UM HOMEM, DE 41 ANOS, QUE ESTEVE NA ESPANHA E EM PORTUGAL E APRESENTOU OS PRIMEIROS SINTOMAS, COMO FEBRE E DOR MUSCULAR, NO DIA 28 DE MAIO. ELE ESTÁ EM ISOLAMENTO NO HOSPITAL EMÍLIO RIBAS, NA ZONA OESTE DA CAPITAL PAULISTA.

 

OS EXAMES DE DIAGNÓSTICO MOLECULAR, QUE CONFIRMARAM A INFECÇÃO VIRAL, FORAM REALIZADOS PELO INSTITUTO ADOLFO LUTZ, DE SÃO PAULO.

 

JÁ O SEGUNDO CASO TRATA-SE DE UM HOMEM DE 29 ANOS QUE ESTÁ ISOLADO EM SUA CASA EM VINHEDO, INTERIOR DO ESTADO, CONFORME CONFIRMAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE. “O PACIENTE ESTÁ EVOLUINDO BEM, ESTÁ ISOLADO, OS CONTACTANTES ESTÃO ASSINTOMÁTICOS E A FAMÍLIA ESTÁ SENDO E SERÁ MONITORADA PELA SECRETARIA DE SAÚDE DE VINHEDO”, DISSE A PREFEITURA DE VINHEDO EM NOTA.

 

A PREFEITURA ACRESCENTA QUE FAMÍLIA DO PACIENTE ESTÁ SENDO E SERÁ MONITORADA PELA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PELOS PRÓXIMOS 21 DIAS.

 

OS DADOS MAIS RECENTES DIVULGADOS PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) ESTIMAM QUE MAIS DE MIL CASOS DA DOENÇA FORAM CONFIRMADOS EM PELO MENOS 29 PAÍSES CONSIDERADOS NÃO ENDÊMICOS PARA O VÍRUS.

 

ESPECIALISTAS EM SAÚDE PÚBLICA ENFATIZAM QUE A CIRCULAÇÃO DE DOENÇAS SE TORNA CADA VEZ MAIS VELOZ NO MUNDO GLOBALIZADO, DEVIDO À FACILIDADE NO TRÂNSITO ENTRE PAÍSES E CONTINENTES EM QUESTÃO DE HORAS.

 

A OMS ALERTA QUE A SITUAÇÃO É DE ATENÇÃO, MAS QUE NÃO HÁ MOTIVO PARA ALARME POR PARTE DA POPULAÇÃO. EMBORA A VARÍOLA DOS MACACOS TAMBÉM SEJA CAUSADA POR UM VÍRUS, ASSIM COMO A COVID-19, A FORMA DE TRANSMISSÃO ENTRE AS DUAS DOENÇAS É BASTANTE DIFERENTE.

 

ENQUANTO A COVID-19 PODE SER TRANSMITIDA MAIS FACILMENTE PELO AR, A VARÍOLA DOS MACACOS REQUER O CONTATO PRÓXIMO COM UMA PESSOA INFECTADA OU COM OBJETOS UTILIZADOS POR ELA, COMO LENÇÓIS E TOLHAS OU TALHERES.


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist