MINISTÉRIO INDICA ADRIANO PIRES PARA PRESIDÊNCIA DA PETROBRAS

Written by on 29 de março de 2022

O MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA ANUNCIOU NESTA SEGUNDA-FEIRA (28) A INDICAÇÃO DE ADRIANO PIRES PARA A PRESIDÊNCIA DA PETROBRAS E DE RODOLFO LANDIM PARA A PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO.
O NOME DO ECONOMISTA ADRIANO PIRES SUBSTITUI O DO GENERAL JOAQUIM SILVA E LUNA ENTRE OS CONSELHEIROS DA EMPRESA INDICADOS PELO ACIONISTA CONTROLADOR.
A TROCA PASSA A VALER NA ASSEMBLEIA DE ACIONISTAS, MARCADA PARA O DIA 13 DE ABRIL, E OCORRE EM MEIO À PRESSÃO POLÍTICA SOBRE A PETROBRAS POR CAUSA DO AUMENTO DOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS.

A PETROBRAS DIVULGOU QUE RECEBEU OFÍCIO DO MINISTÉRIO COM A INDICAÇÃO DE PIRES PARA O CARGO DE PRESIDENTE, O QUE “DEVERÁ SER DELIBERADO POSTERIORMENTE PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA COMPANHIA”.

PIRES É FORMADO EM ECONOMIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), COM MESTRADO NA MESMA INSTITUIÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS. FEZ DOUTORADO EM ECONOMIA INDUSTRIAL NA UNIVERSITÉ PARIS 13.

O ECONOMISTA JÁ FOI SUPERINTENDENTE GERAL E ASSESSOR DE DIRETOR-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (ANP), PROFESSOR NA UFRJ E É FUNDADOR DO CENTRO BRASILEIRO DE INFRAESTRUTURA (CBIE), EM QUE ATUA DESDE 2000 COMO DIRETOR.

EM ENTREVISTAS À CNN BRASIL, PIRES JÁ SE MANIFESTOU FAVORÁVEL À POLÍTICA DE PREÇOS ATUAL DA PETROBRAS, DE PARIDADE INTERNACIONAL. EM 11 DE MARÇO DESTE ANO, UM DIA DEPOIS DE A ESTATAL ANUNCIAR O MAIOR REAJUSTE NOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS EM MAIS DE UM ANO, PIRES CONCORDOU COM A DECISÃO.

“A PETROBRAS NÃO TINHA COMO NÃO AUMENTAR, PORQUE A DEFASAGEM DE PREÇOS ESTAVA MUITO GRANDE ENTRE O MERCADO INTERNO E O EXTERNO. O PAÍS IMPORTA 30% DO QUE É CONSUMIDO DE DERIVADOS DE PETRÓLEO. SE A DEFASAGEM É MUITO GRANDE, NINGUÉM IMPORTA”, DIZ. “PIOR QUE O PREÇO ALTO É O DESABASTECIMENTO”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: CNN


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist