MAPA DE RISCO DA COVID-19: RJ ESTÁ EM BANDEIRA VERDE PELA 4ª SEMANA SEGUIDA

Written by on 4 de abril de 2022

A 75ª EDIÇÃO DO MAPA DE RISCO DA COVID-19, DIVULGADA NESSA SEXTA-FEIRA (1) PELA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE, MOSTRA QUE PELA QUARTA SEMANA CONSECUTIVA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO ESTÁ EM BANDEIRA VERDE, DE RISCO MUITO BAIXO PARA COVID-19. A ANÁLISE FAZ A COMPARAÇÃO DA DÉCIMA SEGUNDA SEMANA EPIDEMIOLÓGICA DESTE ANO (SE 12), DE 20 A 26 DE MARÇO, COM DÉCIMA SEMANA (SE 10), DE 06 A 12 DE MARÇO.

 

O MAPA DESTA SEMANA MOSTRA QUE A REGIÃO DA BAÍA DE ILHA GRANDE, METROPOLITANA I, METROPOLITANA II, NORTE E BAIXADA LITORÂNEA ENCONTRAM-SE COM BANDEIRA VERDE (RISCO MUITO BAIXO). AS REGIÕES DO MÉDIO PARAÍBA, SERRANA, CENTRO SUL E NOROESTE PERMANECERAM COM BANDEIRA AMARELA (RISCO BAIXO).

 

— O CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO DA COVID-19 NO ESTADO VEM SE MANTENDO EM QUEDA SUSTENTÁVEL. PROVA DISTO É QUE ESTAMOS PELA QUARTA SEMANA CONSECUTIVA EM BANDEIRA VERDE COM BAIXO RISCO PARA A DOENÇA. APESAR DO CENÁRIO MAIS TRANQUILO, PRECISAMOS CONTINUAR AVANÇANDO NA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19. QUEM AINDA NÃO TOMOU A DOSE DE REFORÇO DEVE PROCURAR UM POSTO DE SAÚDE PARA RECEBER A IMUNIZAÇÃO O QUANTO ANTES — RESSALTA O SECRETÁRIO DE ESTADO DE SAÚDE, ALEXANDRE CHIEPPE.

 

NO PERÍODO ANALISADO, O NÚMERO DE INTERNAÇÕES CAIU 85%, SAINDO DE 53, NA SE 10, PARA 8, NA SE 12. OS ÓBITOS REDUZIRAM 68,2%, PASSANDO DE 66, NA SE 10, PARA 21, NA SE 12. OS INDICADORES APONTARAM QUE, NO PERÍODO DE 22 A 29 DE MARÇO, A TAXA DE POSITIVIDADE PARA SARS-COV-2 EM TESTES RT-PCR FOI DE 2%. NESTA QUINTA-FEIRA (31/03), A TAXA DE OCUPAÇÃO DE LEITOS PARA COVID-19 ESTAVA EM 23,9% PARA UTI E 14,8% PARA ENFERMARIA.

 

A MÉDIA MÓVEL DE ATENDIMENTOS EM UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) NO PERÍODO DE 24 A 30 DE MARÇO FOI DE 361 CASOS. O DADO CORRESPONDE A UMA QUEDA DE 7,8% NOS ATENDIMENTOS DE SÍNDROME GRIPAL NOS ÚLTIMOS 14 DIAS. A MÉDIA DE SOLICITAÇÕES DE INTERNAÇÃO NO PERÍODO DE 24 A 30 DE MARÇO FOI DE 9 PEDIDOS, O QUE INDICA UMA QUEDA DE 17% DE SOLICITAÇÕES. JÁ A MÉDIA DA FILA DE ESPERA PARA INTERNAÇÃO NO PERÍODO DE 24 A 30 DE MARÇO FOI DE 4 PESSOAS, INDICANDO UMA QUEDA DE 37% NOS ÚLTIMOS 14 DIAS.

 

NESTA EDIÇÃO DO MAPA DE RISCO FORAM REGISTRADOS 15 MUNICÍPIOS CLASSIFICADOS EM RISCO MUITO BAIXO (BANDEIRA VERDE) E 77 MUNICÍPIOS EM RISCO BAIXO (BANDEIRA AMARELA).

 

DIVULGAÇÃO DE DADOS EPIDEMIOLÓGICOS

A SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE INFORMA QUE, DESTA ESTA SEXTA-FEIRA (01/04), PASSARÁ A ATUALIZAR OS NÚMEROS DE CASOS E ÓBITOS E AS TAXAS DE OCUPAÇÃO DE LEITOS NO PAINEL COVID-19 DO ESTADO DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA. AS INFORMAÇÕES RELATIVAS AOS FINS DE SEMANA E FERIADOS SERÃO DISPONIBILIZADAS NO PORTAL NO DIA ÚTIL SUBSEQUENTE. A MEDIDA LEVA EM CONTA O ATUAL CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO DA COVID-19 NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, COM BAIXA CIRCULAÇÃO DO VÍRUS.

ALÉM DA QUEDA SUSTENTADA DOS INDICADORES, UM ESTUDO REALIZADO PELO CENTRO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS E RESPOSTA EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE (CIEVS) DA SES APONTOU QUE OS DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DA COVID-19 SÃO COMUNICADOS PELOS 92 MUNICÍPIOS DO ESTADO EM MAIOR FLUXO ÀS QUARTAS E QUINTAS-FEIRAS, O QUE REFORÇA A DECISÃO DA EQUIPE TÉCNICA EM RELAÇÃO À ATUALIZAÇÃO DOS DADOS DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA.

 

A ANÁLISE OBSERVOU QUE, APÓS DOIS ANOS DE PANDEMIA, AS VIGILÂNCIAS MUNICIPAIS JÁ INCORPORARAM O RITMO DE NOTIFICAÇÕES ÀS SUAS ROTINAS. DESSA FORMA, O MAIOR VOLUME DE DADOS É INSERIDO NO SISTEMA DURANTE A SEMANA E EM MENOR PROPORÇÃO AOS FINAIS DE SEMANA. POR ISSO, A SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA E ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE INFORMA QUE A MUDANÇA NÃO VAI IMPACTAR NOS DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DO ESTADO, UMA VEZ QUE PARA ANÁLISE DOS CENÁRIOS SÃO UTILIZADOS OS REGISTROS POR DATA DE OCORRÊNCIA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: CNN

Tagged as

Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist