LULA ABRE 21 PONTOS SOBRE BOLSONARO, APONTA NOVA PESQUISA DATAFOLHA

Written by on 27 de maio de 2022

 

O INSTITUTO DATAFOLHA DIVULGOU NESTA QUINTA-FEIRA (26) SUA MAIS RECENTE PESQUISA ELEITORAL, CONFIRMANDO A TENDÊNCIA DE POLARIZAÇÃO NO PRIMEIRO TURNO ENTRE O EX-PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (PT), QUE LIDERA COM 48%, E O ATUAL PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JAIR BOLSONARO (PL), COM 27%. A VANTAGEM DO PETISTA É DE 21 PONTOS PERCENTUAIS.

A MARGEM DE ERRO DO LEVANTAMENTO É DE DOIS PONTOS PERCENTUAIS PARA MAIS OU MENOS. FORAM OUVIDAS 2.556 PESSOAS FACE A FACE ENTRE QUARTA-FEIRA (25) E ESTA QUINTA (26). A PESQUISA, ENCOMENDADA E DIVULGADA PELO JORNAL FOLHA DE S.PAULO, FOI REGISTRADA NA JUSTIÇA ELEITORAL COM O NÚMERO BR-05166/2022. O NÍVEL DE CONFIANÇA DA PESQUISA É 95%.

PARA ALÉM DA CRISTALIZAÇÃO DA POLARIZAÇÃO, JÁ QUE O TERCEIRO COLOCADO, CIRO GOMES (PDT), TEM APENAS 7% E OS DEMAIS NÃO PASSAM DE 2%, A SONDAGEM TRAZ A POSSIBILIDADE DE VITÓRIA DO PETISTA JÁ NO PRIMEIRO TURNO. SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE, DESCARTADOS OS VOTOS BRANCOS, NULOS E INDECISOS (DA FORMA QUE É FEITO PELO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL NA APURAÇÃO), LULA TERIA 54% DOS VOTOS VÁLIDOS. NAS QUATRO VITÓRIAS PRESIDENCIAIS ATÉ AQUI, O PT NUNCA CONSEGUIU LIQUIDAR EM PRIMEIRO TURNO.

O DATAFOLHA TESTOU DOIS CENÁRIOS: UM SEM JOÃO DORIA (PSDB) E OUTRO COM. O EX-GOVERNADOR DE SÃO PAULO DESISTIU DA DISPUTA PRESIDENCIAL NA SEGUNDA-FEIRA (23). ALÉM DE DORIA, FORAM APRESENTADOS COMO PRÉ-CANDIDATOS: LULA, BOLSONARO, CIRO , ANDRÉ JANONES (AVANTE), SIMONE TEBET (MDB), LUCIANO BIVAR (UNIÃO BRASIL), FELIPE D’ÁVILA (NOVO), EYMAEL (DC), PABLO MARÇAL (PROS), GENERAL SANTOS CRUZ (PODEMOS), LEONARDO PÉRICLES (UP), SOFIA MANZANO (PCB) E VERA LÚCIA (PSTU).

CONFIRA O RESULTADO DO CENÁRIO SEM DORIA:
LULA: 48%
JAIR BOLSONARO: 27%
CIRO GOMES: 7%
ANDRÉ JANONES: 2%
SIMONE TEBET: 2%
PABLO MARÇAL: 1%
VERA LÚCIA: 1%
EM BRANCO/NULO/NENHUM: 7%
NÃO SABE: 4%

FELIPE D’AVILA, SOFIA MANZANO, LEONARDO PÉRICLES, EYMAEL, LUCIANO BIVAR E GENERAL SANTOS CRUZ NÃO PONTUARAM.
SEGUNDO O DATAFOLHA, A PESQUISA ESTIMULADA NÃO PODE SER COMPARADA COM O LEVANTAMENTO ANTERIOR DO MESMO INSTITUTO, DE 22 E 23 DE MARÇO, PORQUE ADOTA CENÁRIOS DIFERENTES. NAQUELE LEVANTAMENTO, LULA REGISTROU 43% DAS INTENÇÕES DE VOTO, ENQUANTO BOLSONARO TINHA 26%.

A NOVA SONDAGEM DO DATAFOLHA, ENCOMENDADA E DIVULGADA PELO JORNAL FOLHA DE S. PAULO, OUVIU 2.556 PESSOAS ENTRE OS DIAS 25 E 26 DE MAIO EM 181 CIDADES BRASILEIRAS. A MARGEM DE ERRO É DE DOIS PONTOS PARA MAIS OU PARA MENOS.
SEGUNDO TURNO

SEGUNDO O DATAFOLHA, A INTENÇÃO DE VOTO EM LULA EM UM EVENTUAL SEGUNDO TURNO É DE 58%, ENQUANTO A DE BOLSONARO É DE 33%. A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS É DE 25 PONTOS PERCENTUAIS. NA PESQUISA ANTERIOR, DE MARÇO, LULA TINHA 55% E BOLSONARO (34%), UMA DIFERENÇA DE 21 PONTOS.

A PORCENTAGEM DE ELEITORES QUE VOTARIAM EM BRANCO OU NULO NESTE LEVANTAMENTO É DE 8% (ERAM 10% NA PESQUISA ANTERIOR) E A DE ELEITORES QUE NÃO SABEM EM QUEM VOTAR É DE 1%, MESMO NÚMERO DA ANTERIOR.

INTENÇÃO DE VOTO NO 2º TURNO EM UMA DISPUTA ENTRE LULA E BOLSONARO
LULA: 58% (55% NA PESQUISA ANTERIOR)
BOLSONARO: 33% (34% NA PESQUISA ANTERIOR)
EM BRANCO/NULO/NENHUM: 8% (10% NA PESQUISA ANTERIOR)
NÃO SABE: 1% (1% NA PESQUISA ANTERIOR)

INTENÇÃO DE VOTO NO 2º TURNO EM UMA DISPUTA ENTRE LULA E CIRO
LULA: 55% (54% NA PESQUISA ANTERIOR)
CIRO: 29% (28% NA PESQUISA ANTERIOR)
BRANCOS E NULOS: 15% (17% NA PESQUISA ANTERIOR)
NÃO SABE: 1% (1% NA PESQUISA ANTERIOR)

INTENÇÃO DE VOTO NO 2º TURNO EM UMA DISPUTA ENTRE CIRO E BOLSONARO
CIRO: 52% (46% NA PESQUISA ANTERIOR)
BOLSONARO: 36% (37% NA PESQUISA ANTERIOR)
BRANCOS E NULOS: 10% (16% NA PESQUISA ANTERIOR)
NÃO SABE: 2% (1% NA PESQUISA ANTERIOR)

 

 

 

 

 

 

LIVE NOTÍCIAS


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist