INTENSA MASSA DE AR FRIO MANTÉM TEMPERATURAS BAIXAS NESTA SEMANA
Written by Rachel Braga on 13 de junho de 2022
A SEMANA QUE COMEÇA DEVERÁ SER DE FRIO, CONFORME A MASSA DE AR POLAR QUE CHEGOU AO PAÍS CONTINUA A EXERCER EFEITO SOBRE O TEMPO DA REGIÃO SUL E SUDESTE, SEGUNDO DADOS DO INSTITUTO NACIONAL DE METEROLOGIA.
NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, AO LONGO DA SEMANA, A TEMPERATURA PODE CHEGAR ATÉ 13 GRAUS. EM SÃO PAULO, A MÍNIMA PODE SER DE 9 GRAUS.
NO SUL, O FRIO TAMBÉM PERSISTE. NO RIO GRANDE DO SUL, OS TERMÔMETROS PODEM REGISTRAR UMA MÍNIMA DE 7 GRAUS, NA CAPITAL PORTO ALEGRE, AINDA NESSA SEGUNDA-FEIRA. EM CURITIBA, NO PARANÁ, A MÍNIMA PREVISTA É DE 3 GRAUS. EM FLORIANÓPOLIS, AS TEMPERATURAS DEVEM FICAR ENTRE 20 E 10 GRAUS NO INÍCIO DA SEMANA.
A TENDÊNCIA É QUE AS TEMPERATURAS SUBAM COM O AVANÇAR DOS DIAS.
O DOMINGO AMANHECEU COM FRIO INTENSO E GEADAS NOS TRÊS ESTADOS DA REGIÃO SUL DO PAÍS E NO SUL DE MATO GROSSO DO SUL. HOUVE ATÉ TEMPERATURAS NEGATIVAS EM DIVERSAS CIDADES, COMO -3,9 GRAUS EM GENERAL CARNEIRO (PR); -3,9 GRAUS EM SÃO JOAQUIM (SC) E -2,6 GRAUS EM SÃO JOSÉ DOS AUSENTES (RS).
O FRIO É CONSEQUÊNCIA DE UMA MASSA DE AR POLAR QUE CONTINUA AVANÇANDO SOBRE O CENTRO-SUL DO PAÍS, E HÁ PREVISÃO DE NOVOS RECORDES DE FRIO NA REGIÃO SUL. NO SUDESTE E NO CENTRO-OESTE, APESAR DA QUEDA DE TEMPERATURA, O FRIO MAIS INTENSO É PREVISTO PARA O PERÍODO DA NOITE.
NO ENTANTO, SEGUNDO O METEOROLOGISTA MARCIO CATALDI, DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF), O MÊS COMO UM TODO DEVE SER MENOS FRIO QUE MAIO.
— TEREMOS UMA QUEDA BEM ACENTUADA NA TEMPERATURA, TANTO NA MÍNIMA QUANTO NA MÁXIMA. O RESTANTE DO MÊS NÃO DEVE SER TÃO FRIO — DISSE CATALDI.
ALÉM DA MASSA DE AR POLAR, OUTRO FENÔMENO QUE INTERVÉM NO CLIMA NESTE PERÍODO DO ANO É O LA NIÑA. TRATA-SE DO RESFRIAMENTO DAS ÁGUAS DO OCEANO PACÍFICO TROPICAL, INFLUENCIANDO NA INCIDÊNCIA DE CHUVAS EM DIVERSAS REGIÕES DO BRASIL E POTENCIALIZANDO A INCIDÊNCIA DE CHUVAS NAS REGIÕES NORTE E NORDESTE, MAS AUMENTANDO O RISCO DE SECA OU DE CHUVAS IRREGULARES NA REGIÃO SUL.