INSS COMEÇA A PAGAR NESTA SEGUNDA O DÉCIMO TERCEIRO ANTECIPADO

Written by on 26 de abril de 2022

OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS) COMEÇAM A RECEBER HOJE (25) A ANTECIPAÇÃO DO DÉCIMO TERCEIRO. ATÉ 6 DE MAIO, MAIS DE 31 MILHÕES DE SEGURADOS RECEBERÃO A PRIMEIRA PARCELA, QUE SERÁ PAGA CONFORME O DÍGITO FINAL DO NÚMERO DE INSCRIÇÃO SOCIAL (NIS).

O EXTRATO COM OS VALORES E AS DATAS DE PAGAMENTO DO DÉCIMO TERCEIRO ESTÁ DISPONÍVEL DESDE A SEMANA PASSADA. A CONSULTA PODE SER FEITA TANTO PELO APLICATIVO MEU INSS, DISPONÍVEL PARA CELULARES E TABLETS, QUANTO PELO SITE GOV.BR/MEUINSS.

QUEM NÃO TIVER ACESSO À INTERNET PODE CONSULTAR A LIBERAÇÃO DO DÉCIMO TERCEIRO PELO TELEFONE 135. NESSE CASO, É NECESSÁRIO INFORMAR O NÚMERO DO CADASTRO DE PESSOAS FÍSICAS (CPF) E CONFIRMAR ALGUNS DADOS AO ATENDENTE ANTES DE FAZER A CONSULTA. O ATENDIMENTO TELEFÔNICO ESTÁ DISPONÍVEL DE SEGUNDA A SÁBADO, DAS 7H ÀS 22H.

O DECRETO COM A ANTECIPAÇÃO DO DÉCIMO TERCEIRO FOI ASSINADO EM MARÇO. ESTE SERÁ O TERCEIRO ANO SEGUIDO EM QUE OS SEGURADOS DO INSS RECEBERÃ0 O DÉCIMO TERCEIRO ANTES DAS DATAS TRADICIONAIS, EM AGOSTO E EM DEZEMBRO. EM 2020 E 2021, O PAGAMENTO OCORREU MAIS CEDO POR CAUSA DA PANDEMIA DE COVID-19.

SEGUNDO O MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA, O PAGAMENTO DO DÉCIMO TERCEIRO ANTECIPARÁ A INJEÇÃO DE R$ 56,7 BILHÕES NA ECONOMIA. DESSE TOTAL, R$ 28,35 BILHÕES CORRESPONDEM À PRIMEIRA PARCELA, REFERENTE À COMPETÊNCIA DE ABRIL E QUE SERÁ PAGA ENTRE O FIM DE ABRIL E O INÍCIO DE MAIO. O RESTANTE CORRESPONDE À SEGUNDA PARCELA, DA COMPETÊNCIA DE MAIO, A SER PAGA NO FIM DE MAIO E INÍCIO DE JUNHO.

A MAIORIA DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS RECEBERÁ 50% DO DÉCIMO TERCEIRO NA PRIMEIRA PARCELA. A EXCEÇÃO É PARA QUEM PASSOU A RECEBER O BENEFÍCIO DEPOIS DE JANEIRO E TERÁ O VALOR CALCULADO PROPORCIONALMENTE.

O MINISTÉRIO DO TRABALHO ESCLARECE QUE OS SEGURADOS QUE RECEBEM BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA (ANTIGO AUXÍLIO-DOENÇA) TAMBÉM TÊM DIREITO A UMA PARCELA MENOR DO DÉCIMO TERCEIRO, CALCULADA DE ACORDO COM A DURAÇÃO DO BENEFÍCIO. POR LEI, OS SEGURADOS QUE RECEBEM BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS, COMO O AUXÍLIO BRASIL, NÃO TÊM DIREITO A DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CNN


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist