GREVE DE FUNCIONÁRIOS DO DETRAN AFETA PROVAS DE DIREÇÃO EM CAMPOS

Written by on 24 de junho de 2022

OS FUNCIONÁRIOS DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO RIO DE JANEIRO (DETRAN-RJ) DECIDIRAM ENTRAR EM GREVE POR 72 HORAS ÚTEIS, A PARTIR DESTA QUINTA-FEIRA (23). A CATEGORIA ALEGA FALTA DE CONDIÇÕES DE TRABALHO E VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES. A PARALISAÇÃO ACABOU AFETANDO AS PROVAS DE DIREÇÃO AGENDADAS PARA ESTA QUINTA, O QUE GEROU QUEIXAS DE ALUNOS, INSTRUTORES E DONOS DE AUTOESCOLAS DE CAMPOS. O DETRAN-RJ AFIRMOU QUE A GREVE É ILEGAL E COMUNICOU QUE OS EXAMES NÃO REALIZADOS SERÃO RERMACARDOS.

 

SEGUNDO O SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS DO DETRAN-RJ (SINDETRAN-RJ), A DECISÃO DA GREVE FOI TOMADA NESSA QUARTA-FEIRA (22). EM UM INFORMATIVO, O SINDICATO DIZ QUE ATÉ O MOMENTO O PLANO DE CARGOS CARREIRAS E SALÁRIOS (PCCS) NÃO FOI ENVIADO À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO DE JANEIRO (ALERJ). NO MESMO INFORME, O SINDETRAN-RJ DEU ORIENTAÇÕES DE COMO A GREVE IRÁ SER FEITA. PARA OS AGENTES E MOTORISTAS DA FISCALIZAÇÃO, O SINDICATO ORIENTA QUE 30% DOS SERVIDORES DO POSTO DEVEM TRABALHAR, ATENDENDO 30% DO AGENDAMENTO DO DIA.

 

JÁ PARA OS SETORES DE PROVA ELETRÔNICA, O SINDICATO DIZ QUE 30% DOS SEVIDORES DEVERÃO PERMANECER NO LOCAL DEVENDO APLICAR PROVA APENAS OS 30% DOS CANDIDATOS INICIAIS E RETIRANDO OS RESTANTES. “IMPORTANTE QUE OS SERVIDORES SIGAM AS ORIENTAÇÕES DESTE SINDETRAN PARA QUE JUNTOS POSSAMOS CONQUISTAR O NOSSO PCCS”, INFORMOU O SINDICATO.

 

A GREVE PEGOU DE SURPRESA QUEM ESTAVA PREPARADO PARA FAZER PROVA AGENDADA PARA ESTA QUINTA. ALGUNS ALUNOS DE AUTOESCOLA CHEGARAM A RELATAR QUE PAGARAM AULAS EXTRAS E OUTROS VIERAM PARA CAMPOS DE MUNICÍPIOS VIZINHOS. A PROPRIETÁRIA DA AUTOESCOLA BRASIL, BRÍGIDA PESSANHA, RELATOU QUE TEVE 37 ALUNOS MARCADOS PARA O EXAME DESTA QUINTA, QUE ACABOU NÃO ACONTECENDO, E AGORA ENFRENTA A REVOLTA DE ALGUNS.

 

— NÃO RECEBEMOS NEM UM AVISO. O DETRAN NÃO NOS DEU NENHUMA SATISFAÇÃO. ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO CRUEL QUE ACABA AFETANDO A AUTOESCOLA, AFINAL, NÓS É QUE ESTAMOS COM A ‘CARA NA RETA’. MUITOS ALUNOS NÃO ENTENDEM E ACABA VINDO TUDO EM CIMA DA GENTE — DISSE BRÍGIDA.

 

NO LOCAL DA PROVA, OUTRA DIRETORA DE AUTOESCOLA APARECEU, JUNTO A ALUNOS E INSTRUTORES, PARA RECLAMAR DA SITUAÇÃO: “NÓS ESTAMOS AQUI NA ESTRADA DO CAPÃO, AONDE TERIA O EXAME HOJE (QUINTA-FEIRA). ESTÁVAMOS CIENTES DE QUE ALGUNS FUNCIONÁRIOS DO DETRAN IRIAM FAZER GREVE, SÓ QUE TEVE UM AVISO NO NOSSO SISTEMA DE TRABALHO QUE INFORMOU OS LOCAIS QUE NÃO TERIAM EXAME. CAMPOS NÃO FOI CITADA NESSE AVISO E POR ISSO MANTIVEMOS O AGENDAMENTO. MAS ACABOU QUE FOMOS ESQUECIDOS PELO DETRAN DO RIO DE JANEIRO, ONDE TUDO É CENTRALIZADO. ISSO É UMA FALTA DE CONSIDERAÇÃO. CAMPOS ESTÁ SOBRECARREGADA E SOFRENDO COM ESSA FALTA DE RESPEITO”.

 

EM NOTA, O DETRAN-RJ AFIRMOU QUE A GREVE DOS SERVIDORES É ILEGAL: “A GREVE DOS SERVIDORES É ILEGAL, VISTO QUE DESCUMPRE UMA DECISÃO JUDICIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. NO DESPACHO, FOI DETERMINADO QUE O SINDETRAN SE ABSTENHA DE PARALISAR SUAS ATIVIDADES A PARTIR DE 23 DE JUNHO DE 2022, SOB PENA DE MULTA DE R$ 500 MIL POR CADA DIA DE PARALISAÇÃO”

 

O DEPARTAMENTO RESSALTA, AINDA, QUE CONSIDERA INADEQUADA A PROPOSTA DE GREVE ANUNCIADA PELO SINDETRAN-RJ. “CABE RESSALTAR QUE OS SALÁRIOS E BENEFÍCIOS DOS SERVIDORES ESTÃO EM DIA”, FINALIZOU A NOTA.

Tagged as

Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist