GOVERNO ANUNCIA SAÍDA DE MINISTRO DA EDUCAÇÃO APÓS ESCÂNDALO DOS PASTORES
Written by Rachel Braga on 29 de março de 2022
O GOVERNO FEDERAL ANUNCIOU NESTA SEGUNDA-FEIRA (28), EM EDIÇÃO EXTRA DO “DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO”, A SAÍDA DO CARGO DE MILTON RIBEIRO , QUARTO MINISTRO DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO JAIR BOLSONARO A DEIXAR O POSTO.
PASTOR PRESBITERIANO E PROFESSOR, RIBEIRO ESTAVA DESDE JULHO DO ANO PASSADO NO COMANDO DO MEC E PEDIU EXONERAÇÃO NESTA SEGUNDA APÓS UMA REUNIÃO COM O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO.
A SAÍDA DE MILTON RIBEIRO SE DEU UMA SEMANA APÓS REVELAÇÃO PELO JORNAL “FOLHA DE S.PAULO” DE UMA GRAVAÇÃO NA QUAL O MINISTRO DIZ REPASSAR VERBAS DO MINISTÉRIO PARA MUNICÍPIOS INDICADOS POR DOIS PASTORES A PEDIDO DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO.
OS PASTORES A QUE O MINISTRO SE REFERE NO ÁUDIO SÃO GILMAR SANTOS, PRESIDENTE DA CONVENÇÃO NACIONAL DE IGREJAS E MINISTROS DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL CRISTO PARA TODOS (CONIMADB), E ARILTON MOURA, LIGADO À ASSEMBLEIA DE DEUS.
ELES NÃO TÊM CARGO NO GOVERNO, MAS NOS ÚLTIMOS ANOS PARTICIPARAM DE VÁRIAS REUNIÕES COM AUTORIDADES E TIVERAM ENCONTROS COM BOLSONARO.
MILTON RIBEIRO AFIRMOU QUE BOLSONARO NÃO PEDIU ATENDIMENTO PREFERENCIAL AOS PEDIDOS DOS PASTORES E NEGOU FAVORECIMENTO AOS RELIGIOSOS.
O ÁUDIO DIVULGADO PELO JORNAL “FOLHA DE S. PAULO” FOI GRAVADO DURANTE REUNIÃO DOS PASTORES COM PREFEITOS NA PRESENÇA DE MILTON RIBEIRO.
“PORQUE A MINHA PRIORIDADE É ATENDER PRIMEIRO AOS MUNICÍPIOS QUE MAIS PRECISAM E, EM SEGUNDO, ATENDER A TODOS OS QUE SÃO AMIGOS DO PASTOR GILMAR”, DIZ RIBEIRO NO ÁUDIO.
SEGUNDO O MINISTRO AFIRMA NA GRAVAÇÃO, “FOI UM PEDIDO ESPECIAL QUE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEZ PARA MIM SOBRE A QUESTÃO DO [PASTOR] GILMAR”.
ELE SUGERE AINDA UMA CONTRAPARTIDA PARA ESSES REPASSES. “ENTÃO, O APOIO QUE A GENTE PEDE NÃO É SEGREDO, ISSO PODE SER [INAUDÍVEL] É APOIO SOBRE CONSTRUÇÃO DAS IGREJAS”.
DE ACORDO COM A REPORTAGEM DA “FOLHA DE S.PAULO”, OS RECURSOS LIBERADOS POR RIBEIRO A MUNICÍPIOS INDICADOS PELOS PASTORES SÃO DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE).
Fonte: CNN