FRENTE FRIA CHEGA AO PAÍS E HÁ PREVISÃO DE NEVAR NO SUL

Written by on 16 de maio de 2022

DADOS DO INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA (INMET) APONTAM UMA QUEDA ACENTUADA NA TEMPERATURA DE TODO O PAÍS, COM “QUEDA ACENTUADA” NA REGIÃO SUL. DE ACORDO COM O INSTITUTO, O FRIO COMEÇA NO DOMINGO (15), EXATAMENTE NO SUL DO PAÍS. EM SEGUIDA, O FRIO SE ESPALHARÁ RAPIDAMENTE ATÉ O NORTE DO PAÍS.

 

NA SEGUNDA-FEIRA (16), AS BAIXAS TEMPERATURAS DEVEM ATINGIR TODAS AS REGIÕES, PODENDO CHEGAR ATÉ RONDÔNIA E ACRE ATÉ O FIM DO DIA. O CLIMA FRIO PODERÁ DERRUBAR AS TEMPERATURAS ATÉ 10°, ESPECIALMENTE NA REGIÃO SUL E NO SUL DAS REGIÕES CENTRO-OESTE E SUDESTE. NO ACRE E EM RONDÔNIA, O FRIO DEVE CAUSAR O SEGUNDO EPISÓDIO DE FRIAGEM DO MÊS. O PRIMEIRO EPISÓDIO OCORREU NOS DIAS 4 E 5 DE MAIO.

 

SEGUNDO INMET, HÁ TENDÊNCIA DE GEADA NA REGIÃO SUL DO PAÍS ENTRE OS DIAS 17 E 25. HÁ, INCLUSIVE, PREVISÃO DE GEADA FORTE EM PRATICAMENTE TODO O ESTADO DE SANTA CATARINA, COM EXCEÇÃO DA REGIÃO LITORAL, NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL E NO CENTRO DO PARANÁ, ESTENDENDO-SE ATÉ O SUL, TAMBÉM COM EXCEÇÃO DO LITORAL.

 

EXISTE AINDA, SEGUNDO O INMET, UMA PEQUENA POSSIBILIDADE DE OCORRÊNCIA DE NEVE NAS SERRAS GAÚCHA E CATARINENSE ENTRE A NOITE DO DIA 16 E MADRUGADA DO DIA 17.

 

“DO PONTO DE VISTA AGROMETEOROLÓGICO, A GEADA É UM FENÔMENO CAUSADO PELA OCORRÊNCIA DE BAIXAS TEMPERATURAS QUE PROMOVEM O CONGELAMENTO DOS TECIDOS VEGETAIS, HAVENDO OU NÃO A FORMAÇÃO DE GELO, E PROVOCA A MORTE DAS PLANTAS OU DE SUAS PARTES (FOLHAS, RAMOS, FRUTOS)”, EXPLICA O INSTITUTO. A GEADA PODE SER PROVOCADA TANTO POR ENTRADAS DE MASSAS DE AR FRIO, QUANTO POR UM INTENSO RESFRIAMENTO DA SUPERFÍCIE, DURANTE NOITES DE CÉU LIMPO E SEM VENTO.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: FOLHA1


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist