ESTRESSE SOCIAL ENVELHECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO DE MANEIRA PRECOCE, DIZ ESTUDO

Written by on 28 de junho de 2022

 

ESTRESSE SOCIAL, COMO DISCRIMINAÇÃO E PROBLEMAS FAMILIARES, JUNTAMENTE COM PROBLEMAS DE TRABALHO E FINANCEIROS, PODEM CONTRIBUIR PARA O ENVELHECIMENTO PREMATURO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO, SEGUNDO UM ESTUDO RECENTE. O QUE REPRESENTA UM GOLPE DUPLO, POIS O SISTEMA IMUNOLÓGICO JÁ SE DETERIORA COM A IDADE.

 

O ENVELHECIMENTO IMUNOLÓGICO, FENÔMENO CONHECIDO COMO IMUNOSSENESCÊNCIA, PODE LEVAR AO CÂNCER, DOENÇAS CARDÍACAS E OUTRAS CONDIÇÕES DE SAÚDE RELACIONADAS À IDADE, ALÉM DE REDUZIR A EFICÁCIA DAS VACINAS, COMO A COVID-19, DISSE O PRINCIPAL AUTOR ERIC KLOPACK, PÓS-DOUTORANDO NA ESCOLA DE GERONTOLOGIA LEONARD DAVIS DA UNIVERSIDADE DO SUL DA CALIFÓRNIA, NOS ESTADOS UNIDOS.

 

“PESSOAS COM PONTUAÇÕES MAIS ALTAS DE ESTRESSE APRESENTAVAM PERFIS IMUNOLÓGICOS APARENTEMENTE MAIS VELHOS, COM PORCENTAGENS MAIS BAIXAS DE COMBATENTES DE DOENÇAS RECENTES E PORCENTAGENS MAIS ALTAS DE CÉLULAS T DESGASTADAS”, DISSE KLOPACK.

 

AS CÉLULAS T SÃO ALGUNS DOS DEFENSORES MAIS IMPORTANTES DO CORPO, DESEMPENHANDO VÁRIAS FUNÇÕES-CHAVE. AS CÉLULAS T “ASSASSINAS” PODEM ELIMINAR DIRETAMENTE CÉLULAS INFECTADAS POR VÍRUS E CANCEROSAS E AJUDAR A ELIMINAR AS CHAMADAS “CÉLULAS ZUMBIS”, CÉLULAS SENESCENTES QUE NÃO SE DIVIDEM MAIS, MAS SE RECUSAM A MORRER.

 


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist