DESEMPREGO CAI A 11,2% NO TRIMESTRE ATÉ FEVEREIRO, MENOR TAXA PARA O PERÍODO DESDE 2016

Written by on 1 de abril de 2022

Carteira de trabalho digital.

A TAXA DE DESEMPREGO NO BRASIL FICOU EM 11,2% NO TRIMESTRE MÓVEL ENCERRADO EM FEVEREIRO, INFORMOU O IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA) NESTA QUINTA-FEIRA (31), NA PNAD CONTÍNUA (PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS CONTÍNUA).

 

O MERCADO ESPERAVA QUE A TAXA FICASSE EM 11,4%. TRATA-SE DA MENOR TAXA PARA UM TRIMESTRE ENCERRADO EM FEVEREIRO DESDE 2016.

 

O NÚMERO REPRESENTA VARIAÇÃO DE 0,4 PONTO PERCENTUAL NA COMPARAÇÃO COM O TRIMESTRE ANTERIOR (11,6%).

 

NA COMPARAÇÃO COM O ÚLTIMO TRIMESTRE, O NÚMERO DE PESSOAS EM BUSCA DE TRABALHO CAIU 3,1%. NO ENTANTO, O PAÍS AINDA SOMA 12 MILHÕES DE DESEMPREGADOS.

 

O IBGE OBSERVA QUE, APESAR DE RESULTADO CONTINUAR MOSTRANDO TENDÊNCIA DE QUEDA VERIFICADA NOS ÚLTIMOS TRIMESTRES, “A DIFERENÇA É QUE NESSE TRIMESTRE NÃO SE OBSERVOU UM CRESCIMENTO SIGNIFICATIVO DA POPULAÇÃO OCUPADA”, DISSE ADRIANA BERINGUY, COORDENADORA DE TRABALHO E RENDIMENTO DO IBGE.

 

ESTIMADO EM 95,2 MILHÕES DE PESSOAS, O CONTINGENTE DE OCUPADOS FICOU ESTÁVEL FRENTE AO TRIMESTRE ANTERIOR, O QUE, PARA A ESPECIALISTA, PODE ESTAR RETOMANDO UM PADRÃO ANTERIOR À PANDEMIA DE COVID-19, JÁ QUE, NOS TRIMESTRES ANTERIORES, ERA VERIFICADA RETRAÇÃO DESSA POPULAÇÃO.

 

UMA DAS POSSÍVEIS EXPLICAÇÕES DE ADRIANA PARA ISSO É O DESLIGAMENTO DE TRABALHADORES QUE, NO FIM DO ANO ANTERIOR, SÃO CONTRATADOS DE FORMA TEMPORÁRIA. “SE OBSERVARMOS A SÉRIE HISTÓRICA, VEREMOS QUE, DESDE O SEU INÍCIO, HOUVE QUEDA NO NÚMERO DE PESSOAS OCUPADAS NESSE PERÍODO. AGORA NÃO TIVEMOS QUEDA, MAS ESSA PERDA DE FÔLEGO NESTE ANO PODE INDICAR A RETOMADA DESSES PADRÕES SAZONAIS”, DIZ.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CNN


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist