CHEGADA DO OUTONO EXIGE CUIDADOS COM AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Written by on 21 de março de 2022

O VERÃO DE 2022 TERMINA NESTE DOMINGO (20). COM O FIM DA ESTAÇÃO E A CHEGADA DO OUTONO É COMUM O SURGIMENTO DE DOENÇAS RELACIONADAS AO SISTEMA RESPIRATÓRIO POR CONTA DA QUEDA NA TEMPERATURA. GRIPE, SINUSITE, LARINGITE, FARINGITE, BRONQUITE E RESFRIADO SÃO ALGUMAS DAS DOENÇAS MAIS COMUNS NOS PERÍODOS MAIS FRIOS DO ANO.

DEVIDO À PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, A ORIENTAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, POR MEIO DA SUBSECRETARIA DE ATENÇÃO BÁSICA, VIGILÂNCIA E PROMOÇÃO DE SAÚDE (SUBPAV), É PARA QUE A POPULAÇÃO REDOBRE A ATENÇÃO NO OUTONO E INVERNO, JÁ QUE PESSOAS COM DOENÇAS RESPIRATÓRIAS SÃO CONSIDERADAS DO GRUPO DE RISCO PARA A COVID-19.

O DIRETOR DE ATENÇÃO BÁSICA DA SECRETARIA DE SAÚDE, MÉDICO INFECTOLOGISTA RODRIGO CARNEIRO, ACONSELHA A EVITAR AMBIENTES FECHADOS E LOCAIS COM AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS. “ALIMENTAR-SE DE FORMA SAUDÁVEL, DORMIR BEM, POR CERCA DE 8H, E PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA TAMBÉM AJUDAM A FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO FRENTE AO VÍRUS”, EXPLICOU O MÉDICO, RESSALTANDO QUE MUITAS DOENÇAS SÃO PREVENÍVEIS POR VACINA, DAÍ A IMPORTÂNCIA DE MANTER A CADERNETA DE VACINAÇÃO EM DIA, PRINCIPALMENTE A DAS CRIANÇAS.

“TEMOS OBSERVADO NOS ÚLTIMOS ANOS A VOLTA DE DOENÇAS, COMO O SARAMPO, QUE SÃO IMUNOPREVENÍVEIS, OU SEJA, PODEM SER EVITADAS MEDIANTE A IMUNIZAÇÃO”, AFIRMOU RODRIGO CARNEIRO. OUTRA DOENÇA JÁ ERRADICADA, SEGUNDO ELE, QUE TEM OCORRIDO EM OUTROS PAÍSES É A POLIOMIELITE. “É UM FATOR PREOCUPANTE PARA O SERVIÇO DE SAÚDE”.

O MÉDICO ALERTA AINDA PARA A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE, ANUNCIADA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA COMEÇAR A PARTIR DO DIA 4 DE ABRIL. “MUITOS NÃO TOMAM A VACINA ALEGANDO QUE GRIPAM APÓS A IMUNIZAÇÃO. ISSO NÃO É VERDADE. A VACINA NÃO É FEITA COM O VÍRUS, MAS COM PARTÍCULAS VIRAIS. COMO QUALQUER VACINA, PODEM OCORRER EVENTOS ADVERSOS, QUE DESAPARECEM EM ATÉ 48H”, DISSE RODRIGO CARNEIRO, DESTACANDO QUE A VACINA CONTRA A GRIPE TEM BOA EFICÁCIA E É ALTAMENTE SEGURA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: PREFEITURA DE CAMPOS

 


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist