CENTRO DE REFERÊNCIA DA DENGUE E PÓS-COVID SERÁ INAUGURADO EM CAMPOS

Written by on 13 de abril de 2022

PACIENTES QUE FICARAM COM SEQUELAS DECORRENTES DA INFECÇÃO PELO CORONAVÍRUS TERÃO UM LOCAL ESPECÍFICO PARA TRATAMENTO. A PREFEITURA, POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, INAUGURA NESTA QUARTA-FEIRA (13), ÀS 9H, O CENTRO DE REFERÊNCIA DA DENGUE E PÓS-COVID DR. JAYME TINOCO NETTO. O NOME É UMA HOMENAGEM AO MÉDICO CIRURGIÃO JAYME TINOCO, QUE FALECEU EM FEVEREIRO DE 2021, AOS 67 ANOS, VÍTIMA DA COVID-19.

 

O CENTRO VAI FUNCIONAR NO ESPAÇO QUE ABRIGOU O CENTRO DE REFERÊNCIA DE DOENÇAS IMUNO-INFECCIOSAS (CRDI), ANEXO AO HOSPITAL PLANTADORES DE CANA (HPC). O CRDI FOI FECHADO EM 2020 PELA GESTÃO PASSADA. O IMÓVEL PASSOU POR AMPLA REFORMA PARA TAMBÉM VOLTAR A OFERECER À POPULAÇÃO UM SERVIÇO ESPECIALIZADO NO TRATAMENTO DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA.

 

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, PAULO HIRANO, RESSALTOU A IMPORTÂNCIA DE O MUNICÍPIO PASSAR A CONTAR COM UM CENTRO EXCLUSIVO PARA TRATAR SEQUELAS DA COVID. “MUITOS PACIENTES, APÓS UM LONGO PERÍODO DE INTERNAÇÃO E INTUBAÇÃO, ACABAM DESENVOLVENDO UM QUADRO CHAMADO DE COVID PROLONGADA, COM ALTERAÇÕES QUE NÃO SE NORMALIZAM RAPIDAMENTE, COMO DISTÚRBIO DO RACIOCÍNIO, CANSAÇO EXTREMO, DORES MUSCULARES, DENTRE OUTROS”.

 

SEGUNDO O DIRETOR DE ATENÇÃO BÁSICA, DA SECRETARIA DE SAÚDE, MÉDICO INFECTOLOGISTA RODRIGO CARNEIRO, O ATENDIMENTO PÓS-COVID SERÁ FEITO POR UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR, FORMADA POR MÉDICOS, FISIOTERAPEUTAS, ASSISTENTES SOCIAIS, PSICÓLOGOS E ENFERMEIROS. “O PACIENTE PASSARÁ POR TRIAGEM PARA QUE SEJAM IDENTIFICADAS SUAS SEQUELAS E QUE TIPO DE TRATAMENTO SERÁ NECESSÁRIO”, EXPLICOU O MÉDICO. ENTRE AS PRINCIPAIS SEQUELAS CAUSADAS PELA COVID-19 ESTÃO AS RESPIRATÓRIAS, EMOCIONAIS E CARDÍACAS.

 

PARA TER ACESSO AO ATENDIMENTO, QUE OCORRERÁ DE SEGUNDA À SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 17H, A PESSOA PRECISARÁ DE ENCAMINHAMENTO MÉDICO REFERENCIADO PELAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBSS) OU PELOS HOSPITAIS DA REDE PÚBLICA OU PRIVADA. JÁ AQUELES QUE APRESENTAREM SINTOMAS DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA SERÃO ATENDIDOS POR DEMANDA ESPONTÂNEA E AGENDAMENTO POR MEIO DAS UBSS, DAS 7H ÀS 19H.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Campos


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist