CCZ realiza mutirão de combate ao mosquito da dengue, zica e chikungunya

Written by on 11 de março de 2022

Um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, aconteceu na quinta-feira (10/03), no Parque Nova Brasília. Sessenta agentes de endemia do centro de controle de zoonoses (CCZ) se dividiram em vários grupos, a fim de visitar casas e comércios no bairro.

A ação contou ainda com participação de uma motofog (moto fumacê) para locais de difícil acesso. O diretor do CCZ, Carlos Morales, explica que a intenção é fazer esse movimento uma vez por semana.

Em entrevista ao LIVE NOTÍCIAS desta sexta-feira (11/03), o diretor do CCZ, Carlos Morales disse que “o bairro é escolhido de acordo com o índice do levantamento de índice rápido do Aedes Aegypti (LIRAA), que mede o índice de infestação do mosquito. Em Nova Brasília foi registrado 2,94%, índice considerado alto. No município o índice é de 5%, número que, segundo a organização mundial de saúde, deve ser inferior a 1%. É bom deixar claro que essa ação acontece em paralelo às ações cotidianas de combate ao mosquito nos demais bairros”.

Morales também ressaltou que os agentes estão identificados com uniforme e um crachá com QR CODE, onde o morador pode identifica-lo, através do celular, tudo isso par evitar a ação de criminosos que possam estar se passando por agentes.

Além de casas e comércios, os agentes também visitam terrenos baldios, para recolhimentos de inservíveis, como pneus e descartáveis que servem de reservatório para a larva do aedes. A ação acontece até às 17 horas. Em primeira mão Morales ressaltou que a próxima localidade a ser visitada pelo CCZ será o distrito de Travessão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: LIVE NOTÍCIAS

Tagged as

Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist