CASA BRANCA DIZ “NÃO TER INTERESSE” EM UMA TERCEIRA GUERRA MUNDIAL

Written by on 15 de março de 2022

A PORTA-VOZ DA CASA BRANCA, JEN PSAKI, AFIRMOU NESTA SEGUNDA-FEIRA (14) QUE OS ESTADOS UNIDOS NÃO POSSUEM INTERESSE NO INÍCIO DE UMA TERCEIRA GUERRA MUNDIAL E NEM NO ENVIO DE TROPAS PARA A GUERRA NA UCRÂNIA.

PSAKI RESPONDIA A UM QUESTIONAMENTO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ARMAS NUCLEARES PELA RÚSSIA NA UCRÂNIA, AFIRMANDO QUE A AÇÃO NÃO ESTÁ DE ACORDO COM AS NORMAS GLOBAIS.

“QUALQUER PRESIDENTE TEM QUE PENSAR EM COMO LIDERAR O MUNDO COMO DEIXAR CLARO QUE ESSAS AÇÕES SÃO CRUÉIS, INACEITÁVEIS E NÃO ESTÃO EM LINHA COM AS NORMAS GLOBAIS. MAS AO MESMO TEMPO PENSAR NOS NOSSOS INTERESSES NACIONAIS. DAR INÍCIO A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL CERTAMENTE NÃO ESTÁ NO INTERESSE DOS ESTADOS UNIDOS. TRAZER SOLDADOS NORTE-AMERICANOS PARA SOLO UCRANIANO PARA COMBATER A RÚSSIA NÃO ESTÁ EM NOSSOS INTERESSES”, DECLAROU PSAKI.

NEGOCIAÇÕES ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA

A QUARTA RODADA DE NEGOCIAÇÕES ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA TEVE UMA “PAUSA TÉCNICA” NESTA SEGUNDA E SERÁ CONCLUÍDA NA TERÇA (15). A INFORMAÇÃO FOI DE UM DOS PRINCIPAIS NEGOCIADORES UCRANIANOS, MYKHAILO PODOLIAK. AINDA NESTA SEGUNDA, O SECRETÁRIO-GERAL DA ONU, ANTÓNIO GUTERRES, ALERTOU QUE UMA PERSPECTIVA DE CONFLITO NUCLEAR ESTÁ “DENTRO DA POSSIBILIDADE”. ACOMPANHE AO VIVO ACIMA A COBERTURA ESPECIAL DA CNN.

 

SOBRE A NEGOCIAÇÃO ENTRE AS DELEGAÇÕES, PODOLIAK ESCREVEU NO TWITTER: “FOI FEITA UMA PAUSA TÉCNICA NAS NEGOCIAÇÕES ATÉ AMANHÃ [TERÇA, 15]. PARA TRABALHO ADICIONAL NOS SUBGRUPOS DE TRABALHO E ESCLARECIMENTO DE DEFINIÇÕES INDIVIDUAIS. AS NEGOCIAÇÕES CONTINUAM.” ANTES DO ANÚNCIO DA PAUSA, O PRESIDENTE UCRANIANO, VOLODYMYR ZELENSKY, CLASSIFICOU O ENCONTRO ENTRE AS DELEGAÇÕES COMO “CONVERSAS DIFÍCEIS”.

OS RUSSOS QUEREM QUE A UCRÂNIA MUDE SUA CONSTITUIÇÃO PARA RESGUARDAR NEUTRALIDADE (FORA DA OTAN), ALÉM DE CONSIDERAR CRIMEIA COMO TERRITÓRIO RUSSO E RECONHECER AS REPÚBLICAS SEPARATISTAS DE DONETSK E LUGANSK COMO TERRITÓRIOS INDEPENDENTES.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CNN


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist