Carnaval 2022: o que esperar da folia com o novo risco de subvariante

Written by on 24 de fevereiro de 2022

Ainda não será desta vez que o carioca vai conseguir pular o Carnaval como antes da pandemia de covid-19. A festa precisou ser adiada pelo segundo ano consecutivo por conta da expansão do coronavírus.

Mesmo assim, com alguns dias de folga pela frente, muitas pessoas acabam viajando ou apenas aproveitam o “feriadão” para encontrar família e amigos.

Então, o que fazer para afastar o risco de contaminação? Para começar, é importante relembrar hábitos básicos de higiene, como o uso de máscaras e manter as mãos sempre bem limpas. Abaixo as recomendações para curtir o Carnaval com segurança:

1) Teste antes da viagem e de se reunir com amigos e família:

Vai viajar? A recomendação é fazer o teste antes de encontrar com parentes e também amigos. A variante Ômicron é altamente transmissível e algumas pessoas podem não apresentar sintomas após a infecção pelo vírus.

2) Baixe o passaporte de vacinação e fique atento às regras:

É fato que o vírus ainda vai continuar circulando por algum tempo. Por isso, especialistas defendem que a vacinação ainda é o melhor a se fazer. Ela não evita a contaminação, mas reduz as chances de complicações severas e até mortes. Portanto, se você pretende frequentar bares, restaurantes ou eventos durante o Carnaval, saiba que o seu passaporte pode ser pedido nesses espaços

3) Já pegou covid? Tome cuidado porque isso não te livra de ser infectado novamente. É preciso atenção com subvariante 

A possibilidade de expansão da subvariante da Ômicron, a BA.2, já é uma realidade. Ela foi detectada em alguns países, incluindo o Brasil e tem preocupado as autoridades de saúde pública.

4) Por fim, manter as mãos limpas, usar de álcool em gel e máscaras:

Não esqueça de lavar bem as mãos com água e sabão. Usar álcool em gel 70% com frequência também ajuda a eliminar os vírus que possam estar em suas mãos, além de germes.

Sempre que possível, evite tocar no rosto. Preserve os olhos, a boca e o nariz . O contato direto das mãos com várias superfícies podem levar à contaminação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Folha Vitoria.

 


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist