CAMPOS VOLTA PARA A FASE VERDE E RECOMENDA USO DE MÁSCARAS EM LOCAIS FECHADOS

Written by on 14 de junho de 2022

 

DEVIDO AO AUMENTO DE CASOS DE COVID-19, PRINCIPALMENTE PELAS SUBVARIANTES DA ÔMICRON BA4 E BA5, O MUNICÍPIO DE CAMPOS VOLTOU PARA A FASE VERDE E PASSA A RECOMENDAR O USO DE MÁSCARAS DE PROTEÇÃO EM AMBIENTES FECHADOS PÚBLICOS E PRIVADOS. AS INFORMAÇÕES FORAM REPASSADAS NA 31ª REUNIÃO DO GABINETE DE CRISE COVID-19 E OUTRAS DOENÇAS EMERGENTES E REEMERGENTES, REALIZADA NESTA SEGUNDA-FEIRA (13). SEGUNDO O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE, PAULO HIRANO, QUE ABRIU A REUNIÃO, A POPULAÇÃO DEVE CONTINUAR SE PROTEGENDO, POIS O VÍRUS AINDA NÃO ACABOU.

 

— ESTAMOS NOVAMENTE NUM MOMENTO DE AUMENTO DE CASOS. ESTAMOS PREOCUPADOS COM A FALTA DO TÉRMINO DO CICLO VACINAL COMPLETO. TEMOS QUE CONTINUAR NOS PROTEGENDO PORQUE O VÍRUS NÃO ACABOU. ELE NÃO ACABA POR DECRETO. CONSEGUIMOS DERRUBAR A TAXA DE POSITIVIDADE DOS TESTES DE 50% PARA 2%, SENDO QUE COM AS FLEXIBILIZAÇÕES E A FALTA DO CICLO VACINAL COMPLETO TIVEMOS UM AUMENTO BEIRANDO A 20%. ENTÃO TEMOS QUE RECOMENDAR A VACINAÇÃO E O USO DE MÁSCARAS EM LOCAIS FECHADOS. O MAIS IMPORTANTE É RELEMBRAR QUE, APESAR DAS FLEXIBILIZAÇÕES, O VÍRUS ESTÁ AÍ — DISSE PAULO HIRANO.

 

COM A NOVA MEDIDA, O USO DE MÁSCARAS PASSA A SER RECOMENDADO NO TRANSPORTE PÚBLICO; NAS ESCOLAS DE TODOS OS NÍVEIS, INCLUSIVE FACULDADES E UNIVERSIDADES; EM TODOS OS DISPOSITIVOS DE SAÚDE, INCLUINDO FARMÁCIAS, CLÍNICAS, ASILOS E ETC; EM REPARTIÇÕES PÚBLICAS DE TODOS OS NÍVEIS; E EM TEATROS E CINEMAS. AS NOVAS REGRAS AINDA SERÃO PUBLICADAS NO DIÁRIO OFICIAL. DURANTE A REUNIÃO, O RESPONSÁVEL TÉCNICO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE CAMPOS, CHARBELL KURY, RESSALTOU QUE O USO DE MÁSCARAS É APENAS UMA RECOMENDAÇÃO NO MOMENTO, MAS PODE VOLTAR A SER OBRIGATÓRIO CASO OS INDICADORES MUDEM O CENÁRIO ATUAL DE TRANSMISSÃO DA DOENÇA. “NÓS VAMOS ANALISAR SEMANALMENTE OS DADOS E CASO HAJA NECESSIDADE DE ALGUMA MUDANÇA, ASSIM FAREMOS”, COMENTOU.

 

CHARBELL DESTACOU AINDA A PRESENÇA DE SUBVARIANTES DA ÔMICRON. “FELIZMENTE NÃO TEMOS UMA NOVA VARIANTE DA COVID. A ÔMICRON AINDA É A PRINCIPAL. ENTRETANTO, A ÔMICRON, COMO A GENTE NÃO TEM A POPULAÇÃO 100% VACINADA E COMO O VÍRUS ESTÁ EM GRANDE CIRCULAÇÃO, ESTÁ FAZENDO SUBVARIANTES. O QUE É COMUM. E QUAIS SÃO AS SUBVARIANTES? BA1, BA2, BA4 E A BA5. EM JANEIRO E FEVEREIRO TIVEMOS MAIS BA1 E BA2. E AGORA NÓS ESTAMOS COM A ONDA DA BA4 E BA5. E ESSAS SUBVARIANTES CAUSAM MAIOR EVASÃO DO SISTEMA IMUNE E ANITCORPOS VACINAIS. OUTRA CURIOSIDADE DESSAS SUBVARIANTES É QUE ELA PEGA MAIS IDOSOS. TEMOS OBSERVADO QUE OS IDOSOS QUE NÃO TOMARAM A 3ª E 4ª DOSE SÃO OS QUE ESTÃO MAIS SOFRENDO”, EXPLICOU.

 

O DECRETO MUNICIPAL 307/2022 QUE ESTABELECE FASE VERDE – NÍVEL II DO PLANO DE RETOMADA DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS E SOCIAIS FOI PUBLICADO NA EDIÇÃO SUPLEMENTAR DO DIÁRIO OFICIAL DESTA SEGUNDA-FEIRA. O DOCUMENTO TRAZ TAMBÉM A OBRIGATORIEDADE AOS ESTABELECIMENTOS DE DESTACAREM, DE FORMA VISÍVEL NA ENTRADA, A RECOMENDAÇÃO DO USO DE MÁSCARAS, AS QUAIS DEVERÃO COBRIR NARIZ E BOCA, COMO CONDIÇÃO ESSENCIAL E INDISPENSÁVEL PARA INGRESSO E PERMANÊNCIA NOS LOCAIS ACIMA MENCIONADOS.

 

DE ACORDO COM A PREFEITURA, OS INDICADORES DE GRAVIDADE, QUE SÃO NÚMEROS DE ÓBITOS, INTERNAÇÕES E FILA DE ESPERA, SERÃO ANALISADOS SEMANALMENTE E, EM CASO DE MUDANÇA NO CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO, AS MEDIDAS VIGENTES PODERÃO SER REVOGADAS POR MEIO DE NOVO DECRETO. ENQUANTO ISSO, FICA CONVOCADA NOVA REUNIÃO DE 11 DE JULHO, ÀS 9H, ONDE SERÃO DEBATIDAS NOVAS AÇÕES A SEREM IMPLEMENTADAS.


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist