CAMPOS VOLTA A APRESENTAR SALDO POSITIVO NA GERAÇÃO DE EMPREGO

Written by on 30 de março de 2022

NA SEMANA EM QUE CAMPOS COMEMORA 187 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA, O CADASTRO GERAL DE EMPREGADOS E DESEMPREGADOS (CAGED) LIBEROU OS DADOS DE EMPREGO NO MÊS DE FEVEREIRO, ONDE O MUNICÍPIO REGISTROU MAIS UM SALDO POSITIVO COM 350 NOVAS VAGAS, COM DESTAQUE PARA O SETOR DE SERVIÇOS. DESDE NOVEMBRO DO ANO PASSADO, OS DADOS NÃO ERAM POSITIVOS, REFLEXO DO AUMENTO DO NÚMERO DE CASOS DE H3N2 (GRIPE) E COVID-19 COM A CIRCULAÇÃO DA VARIANTE ÔMICRON. NO ANO PASSADO, DE JANEIRO A OUTUBRO, O SALDO DE EMPREGO FOI POSITIVO NO MUNICÍPIO, SUPERANDO 2020.

 

EM FEVEREIRO, FORAM 2.298 ADMISSÕES E 1.948 DESLIGAMENTOS. O SETOR DE SERVIÇOS TEVE UM SALDO DE 446 NOVAS VAGAS; SEGUIDA DA CONSTRUÇÃO CIVIL COM 43; INDÚSTRIA COM 17 E AGROPECUÁRIA COM 15 NOVAS VAGAS. O COMÉRCIO REGISTROU SALDO NEGATIVO DE EMPREGABILIDADE, O QUE PODE SER ATRIBUÍDO AO PERÍODO DE FÉRIAS EM QUE MUITAS PESSOAS VÃO PARA AS PRAIAS.

 

O SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, MARCELO MÉRIDA, COMEMOROU O SALDO POSITIVO DE EMPREGOS EM CAMPOS. “ESTAMOS MUITO OTIMISTAS PARA ESTE ANO. COM A RETOMADA DA ECONOMIA, ESPERAMOS QUE, NOS PRÓXIMOS MESES, AS OFERTAS DE EMPREGO AUMENTEM PORQUE HÁ UMA TENDÊNCIA DE MAIOR CIRCULAÇÃO DE RECURSOS COM AS OBRAS QUE ESTÃO PREVISTAS, GERANDO EMPREGO E RENDA. ALÉM DISSO, A PREFEITURA SEGUE PAGANDO EM DIA AOS SERVIDORES. CAMPOS VEM RECUPERANDO A CREDIBILIDADE DE INVESTIDORES E NOVAS EMPRESAS ESTÃO SE INSTALANDO NO MUNICÍPIO. ATRAVÉS DA SUBSECRETARIA DE QUALIFICAÇÃO E EMPREGO, ESTÃO SENDO OFERECIDAS VAGAS PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO E VAGAS DE TRABALHO”, INFORMA O SECRETÁRIO.

 

SEGUNDO O SUBSECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO, CONCESSÕES E PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS (PPPS), FELIPE KNUST, O SALDO POSITIVO EM FEVEREIRO É REFLEXO DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA, APÓS O PERÍODO MAIS RESTRITIVO DA PANDEMIA, DURANTE A VARIANTE ÔMICRON. “OS NOVOS CASOS DE COVID E GRIPE, ENTRE O FINAL DE 2021 E INÍCIO DE 2022, GEROU INSEGURANÇA NO MERCADO E UMA CRISE DE CONFIANÇA NAS CONTRATAÇÕES. COM A REDUÇÃO DO NÚMERO DE CASOS E A FLEXIBILIZAÇÃO, AS EMPRESAS VOLTARAM A CONTRATAR”, ACRESCENTA KNUST.

 

— CAMPOS, DE MANEIRA SÓLIDA, VEM OFERECENDO NOVOS POSTOS DE TRABALHO. É O 10ª MÊS COM SALDO POSITIVO E TER UM SALDO POSITIVO É UMA VITÓRIA PORQUE, COM A PANDEMIA DA COVID-19, TIVEMOS EM 2020 UMA RETRAÇÃO NA ECONOMIA E CRESCIMENTO NO DESEMPREGO. ESTAR DURANTE 10 MESES COM SALDO POSITIVO É UMA IMPORTANTE CONQUISTA — INFORMA O SUBSECRETÁRIO.

 

CAMPOS DISPÕE DE FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA, COMO O FUNDO DE DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO DE CAMPOS (FUNDECAM), O ESPAÇO DA OPORTUNIDADE, ENTRE OUTROS COMO A JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (JUCERJA) PARA EMISSÃO DE ALVARÁ AUTOMATIZADO, DESBUROCRATIZANDO O PROCESSO DE ABERTURA DE NOVAS EMPRESAS, O MUNICÍPIO VEM TORNANDO MAIS CÉLERE A ABERTURA DE EMPRESAS; O SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO (SINE), QUE DISPONIBILIZA BANCO DE DADOS NACIONAL DE EMPREGO, E A CASA DO TRABALHADOR, QUE OFERECE QUALIFICAÇÃO PARA GERAR MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Campos


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist