CAMPOS TEM 50 MIL PESSOAS QUE NÃO TOMARAM NENHUMA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID-19

Written by on 21 de junho de 2022

ENTREVISTA — SUBSECRETÁRIO DE ATENÇÃO BÁSICA, VIGILÂNCIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE (SUBPAV), RODRIGO CARNEIRO.

 

A VACINA CONTRA A COVID-19 CHEGOU A CAMPOS PELA PRIMEIRA VEZ NO DIA 18 DE JANEIRO DE 2021. A TÃO SONHADA IMUNIZAÇÃO TEVE INÍCIO DIAS DEPOIS, MAS MESMO COM TODA A DIVULGAÇÃO FEITA PELOS GOVERNOS E ÓRGÃO DE COMUNICAÇÃO, 50 MIL PESSOAS AINDA NÃO TOMARAM A VACINA NO MUNICÍPIO. A INFORMAÇÃO É DA SUBSECRETARIA DE ATENÇÃO BÁSICA, VIGILÂNCIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE (SUBPAV). SEGUNDO O ÓRGÃO, SÃO PESSOAS COM CINCO ANOS OU MAIS, QUE NÃO RECEBERAM NEM A PRIMEIRA DOSE. DESTE TOTAL, 20 MIL SÃO CRIANÇAS DE CINCO A 11 ANOS.

HÁ TAMBÉM CERCA DE 51 MIL PESSOAS APTAS A RECEBER A SEGUNDA DOSE. DESTE TOTAL, 14 MIL SÃO CRIANÇAS DE CINCO A 11 ANOS. OUTRAS CERCA DE 126.400 PESSOAS ACIMA DE 12 ANOS ESTÃO APTAS A RECEBER O PRIMEIRO REFORÇO, OU SEJA, A TERCEIRA DOSE.

ATUALMENTE, O MUNICÍPIO TAMBÉM ESTÁ APLICANDO A SEGUNDA DOSE DE REFORÇO (4ª DOSE), PORÉM NÃO HÁ ESTIMATIVA, POIS A VACINA ESTÁ DISPONÍVEL SOMENTE PARA PESSOAS COM 50 ANOS OU MAIS, PROFISSIONAIS DE SAÚDE COM 40 ANOS OU MAIS E IMUNOCOMPROMETIDOS COM 18 ANOS OU MAIS.

DE ACORDO COM O SUBSECRETÁRIO DE ATENÇÃO BÁSICA, VIGILÂNCIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE (SUBPAV), RODRIGO CARNEIRO: “É FUNDAMENTAL QUE A POPULAÇÃO VOLTE A PROCURAR OS LOCAIS DE VACINAÇÃO, PRINCIPALMENTE PARA AS DOSES DE REFORÇO, QUE SÃO A TERCEIRA E QUARTA DOSE. TEMOS OBSERVADO O AUMENTO NO NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS NA POPULAÇÃO EM GERAL QUE PROCURA NOSSOS POLOS DE TESTAGEM E, ENTÃO, O CORONAVÍRUS CONTINUA CIRCULANDO. A VACINAÇÃO COMPLETA É IMPORTANTE PARA EVITAR QUE AS PESSOAS TENHAM QUADRO MAIS GRAVE, NECESSITANDO DE INTERNAÇÃO. E, ALÉM DISSO, NAS PESSOAS VACINADAS A REPLICAÇÃO DO VÍRUS É MENOR E ESSAS PESSOAS TAMBÉM TRANSMITEM MENOS O VÍRUS, OU SEJA, A VACINA ALÉM DE PROTEGER CONTRA CASOS GRAVES, ELA VAI DIMINUIR A QUANTIDADE DE VÍRUS CIRCULANTE NA POPULAÇÃO”.

NÚMERO DE CASOS
DE 01 A 10 DE JUNHO, O MUNICÍPIO REGISTROU 651 NOVOS CASOS DE COVID-19. JÁ A TAXA DE POSITIVIDADE PARA TESTAGEM ATUALMENTE É DE 20%, ISTO É, DE CADA 10 TESTES, 8 SÃO POSITIVOS PARA A DOENÇA. NA ÚLTIMA SEMANA O MUNICÍPIO REGISTROU UM ÓBITO EM DECORRÊNCIA DA COVID-19. A OCUPAÇÃO DOS LEITOS DE CLÍNICA MÉDICA, QUE CHEGOU A ZERAR NA CIDADE, ESTÁ EM 27%.

CENSO DIÁRIO DE OCUPAÇÃO DE LEITOS NA SEXTA-FEIRA (17):

OCUPAÇÃO DA UTI – 00 % NA REDE SUS E PRIVADA

OCUPAÇÃO CLÍNICA MÉDICA – 27,27 % % NA REDE SUS E PRIVADA

FILA DE ESPERA – NÃO HÁ PACIENTE EM FILA

TOTAL DE DOSES APLICADAS ATÉ SEXTA-FEIRA (17)

PRIMEIRA DOSE – 408.555

SEGUNDA DOSE – 355.705

TERCEIRA DOSE – 192.171

QUARTA DOSE (IMUNOCOMPROMETIDOS E IDOSOS 60 ANOS OU MAIS) – 31.474

DOSE ÚNICA – 10.650

 

 

 

LIVE NOTÍCIAS


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist