CAMPOS GANHA CENTRO PARA TRATAR PACIENTES COM SEQUELAS DA COVID-19

Written by on 19 de abril de 2022

O PREFEITO WLADIMIR GAROTINHO ENTREGOU, NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA (13), O CENTRO DE REFERÊNCIA DA DENGUE E PÓS-COVID DR. JAYME TINOCO NETTO. A UNIDADE RECEBEU ESTE NOME EM HOMENAGEM AO MÉDICO CIRURGIÃO, QUE FOI A ÓBITO EM DECORRÊNCIA DA COVID-19. O CENTRO IRÁ FUNCIONAR NO ESPAÇO QUE ABRIGOU O CENTRO DE REFERÊNCIA DE DOENÇAS IMUNO-INFECCIOSAS (CRDI), ANEXO AO HOSPITAL PLANTADORES DE CANA (HPC). A FAMÍLIA DE JAYME TINOCO ESTAVA REPRESENTADA PELA VIÚVA, A MÉDICA INFECTOLOGISTA ELIZABETH TUDESCO, E A FILHA, A MÉDICA DANIELA TUDESCO, QUE FORAM HOMENAGEADAS DURANTE A CERIMÔNIA.

 

“EM APENAS UM ANO E ALGUNS MESES, A VIRADA DE CHAVE NA SAÚDE É VISÍVEL, É PERCEPTÍVEL E SENTIDA PELAS PESSOAS. AS MUDANÇAS JÁ SÃO VISÍVEIS E HOJE É UM MARCO MUITO IMPORTANTE, PORQUE A COVID LONGA, COMO ELES CHAMAM AQUI, QUE É O PÓS-COVID, VAI ATINGIR 50% DAS PESSOAS QUE TIVERAM A DOENÇA. E ESSAS PESSOAS VÃO SER TRATADAS EM UM AMBIENTE DIGNO, COM EQUIPE PREPARADA, QUALIFICADA, COM TUDO QUE TEM DE MELHOR”, RESSALTOU O PREFEITO, INFORMANDO QUE A UNIDADE TEM CAPACIDADE PARA ATENDER ATÉ 200 PESSOAS POR DIA, SEJA POR DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA VÍRUS OU PÓS-COVID.

 

WLADIMIR FEZ QUESTÃO DE LEMBRAR DE JAYME TINOCO COMO UM GRANDE HOMEM E QUE MARCOU GERAÇÕES. “ESSA HOMENAGEM AQUI É SIMBÓLICA, MAS TENHA CERTEZA QUE É PARA MARCAR GERAÇÃO. TODOS QUE PASSAREM POR AQUI E LEREM ESSA PLACA TERÃO A CURIOSIDADE EM SABER QUEM FOI DR. JAYME, PORQUE O NOME DELE ESTÁ ETERNIZADO NA PLACA. E NÓS HOMENS, TANTO PÚBLICOS QUANTOS OS QUE MARCAM A SUA GERAÇÃO, É IMPORTANTE TER NOSSO NOME LEMBRADO, NOSSO LEGADO LEMBRADO PORQUE PASSAMOS POR MUITAS LUTAS E MUITAS PROVAÇÕES TODOS OS DIAS”.

 

O SECRETÁRIO DE SAÚDE, PAULO HIRANO, FALOU DA IMPORTÂNCIA EM TER UM CENTRO DE ASSISTÊNCIA E ACOLHIMENTO ÀS PESSOAS QUE FICARAM COM SEQUELAS PÓS-COVID. DISSE, AINDA, QUE PRIORIZAR A SAÚDE É O PRINCIPAL OBJETIVO DO GOVERNO WLADIMIR GAROTINHO.

 

“ESSES DOIS EIXOS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA QUE A GENTE POSSA DAR PRIMEIRO SEQUÊNCIA À ASSISTÊNCIA DO COVID. ESSA SEQUÊNCIA TEM MANIFESTAÇÕES IMPORTANTES, COMO NEUROLÓGICAS, ORTOMOLECULARES, RESPIRATÓRIAS, SEQUELAS DE OLFATO E DEGUSTAÇÃO. DESSA FORMA, VAMOS TER UM PROTOCOLO DE ATENDIMENTO PARA ESSES PACIENTES, PARA QUE A GENTE POSSA PROPORCIONAR UMA RECUPERAÇÃO MAIS ADEQUADA E MAIS RÁPIDA DESSES QUADROS. O PREFEITO DETERMINOU QUE SAÚDE É PRIORIDADE E ASSIM TEM SIDO NESSES QUASE UM ANO E MEIO DE GESTÃO”, COMENTOU O SECRETÁRIO.

 

O CRDI FOI FECHADO EM 2020 PELA GESTÃO PASSADA. O IMÓVEL PASSOU POR AMPLA REFORMA PARA TAMBÉM VOLTAR A OFERECER À POPULAÇÃO UM SERVIÇO ESPECIALIZADO NO TRATAMENTO DA DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA. O COORDENADOR DA UNIDADE, O MÉDICO LUIZ JOSÉ DE SOUZA, LEMBROU O QUANTO O CENTRO FOI IMPORTANTE PARA A POPULAÇÃO, AO LONGO DE 20 ANOS.

 

“ESSE CENTRO TEM UM TRABALHO FORTE COM A COMUNIDADE. FOI DAQUI QUE SAÍRAM MUITOS TRABALHOS CIENTÍFICOS, COMO O MANEJO DA DENGUE. ENTÃO É UM TRABALHO MUITO IMPORTANTE E NÃO PODERIA FICAR FECHADO”, DISSE LUIZ JOSÉ, PONTUANDO QUE A REABERTURA DO ESPAÇO PROPORCIONARÁ DIAGNÓSTICO PRECISO E PRECOCE, E QUE AS NOTIFICAÇÕES AJUDAM NO TRABALHO DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES (CCZ), QUE TEM O ÍNDICE DE INFESTAÇÃO ALTO, MAS DEVIDO À AUSÊNCIA DE NOTIFICAÇÃO, NÃO TEM CONTROLE SOBRE O NÚMERO DE CASOS DA DOENÇA.

 

O PRESIDENTE DO HPC, MÁRCIO ROCHA, FALOU QUE ESSE É UM MOMENTO IMPORTANTE PARA A CIDADE E PARA A POPULAÇÃO.  “EM NOME DO HOSPITAL, A GENTE AGRADECE A TODOS OS ENVOLVIDOS, INCLUSIVE A FAMÍLIA DO DR. JAYME, PELO TRABALHO DE 40 ANOS AO LONGO DESSES 58 ANOS DE EXISTÊNCIA DO HOSPITAL”.

 

RECONHECIMENTO DE UM LEGADO – O SUBSECRETÁRIO DE ATENÇÃO BÁSICA, VIGILÂNCIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE (SUBPAV), CHARBELL KURY, FEZ UMA BREVE HOMENAGEM À FAMÍLIA DE JAYME TINOCO NETTO. “DRª BETH É HISTÓRIA VIVA DESSA CIDADE E ELA NÃO PODERIA FAZER NADA DISSO SE NÃO FOSSE O AMOR, O CARINHO E A PRESENÇA DO DR. JAYME AO LADO DELA. SÃO 17 ANOS NA VIGILÂNCIA E DRª BETH CONSTRUIU TODAS AS SUAS BASES. SÓ QUE ELA NÃO FEZ ISSO SOZINHA, ELA FEZ COM O MARIDO E A FILHA. ENTÃO HOJE AQUI, EU QUERIA FALAR DA POSTURA DE UM HOMEM QUE ALINHOU O TEMPO PSÍQUICO AO CRONOLÓGICO, RESPEITOU A TODOS, AMOU SEUS PACIENTES, INCLUSIVE OS MAIS POBRES. FOI PROFESSOR, GESTOR, MARIDO E PAI. EU SÓ QUERIA DIZER OBRIGADO A DRª BETH, A DANIELA E AO DR. JAYME POR TUDO QUE FIZERAM PELA NOSSA CIDADE”.

 

A MÉDICA ELIZABETH TUDESCO AGRADECEU AO PREFEITO WLADIMIR GAROTINHO E AO VICE-PREFEITO FREDERICO PAES, PELA HOMENAGEM AO MARIDO. NA OPORTUNIDADE, BETH, ACOMPANHADA POR SUA FILHA, A TAMBÉM MÉDICA DANIELA TUDESCO, LEMBROU DO MARIDO COM CARINHO E O QUANTO ERA ESPECIAL. “JAYME ERA UMA PESSOA MUITO ESPECIAL. FORAM 50 ANOS JUNTOS E EU SÓ QUERIA AGRADECER AO PRESIDENTE DO HOSPITAL, AOS DIRETORES PELO APOIO QUE SEMPRE DERAM AO MEU MARIDO. MUITO OBRIGADA E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS”.

 

TAMBÉM COMPARECERAM À INAUGURAÇÃO O SUBSECRETÁRIO DE SAÚDE, MARCOS GONÇALVES, O DIRETOR DE ATENÇÃO BÁSICA, RODRIGO CARNEIRO, O DIRETOR DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOZES (CCZ), CARLOS MORALES, ALÉM DOS VEREADORES MARCIONE DA FARMÁCIA, QUE É O PRESIDENTE DA COMISSÃO DA SAÚDE NA CÂMARA, E JUNINHO VIRGÍLIO, E DEMAIS AUTORIDADES.

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Campos


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist