CAMPOS CONTINUA CONVOCANDO POPULAÇÃO PARA RECEBER VACINA CONTRA A COVID

Written by on 24 de junho de 2022

A PREFEITURA DE CAMPOS, POR MEIO DA SECRETARIA DE SAÚDE, CONTINUA A APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE DE REFORÇO CONTRA A COVID-19 PARA AS PESSOAS COM IDADE ACIMA DE 40 ANOS QUE INICIARAM O ESQUEMA VACINAL COM A CORONAVAC, PFIZER OU ASTRAZENECA. TAMBÉM RECEBEM A DOSE DE REFORÇO, TAMBÉM CHAMADA DE 4ª DOSE, OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE COM 30 ANOS OU MAIS E AS PESSOAS IMUNOCOMPROMETIDAS ACIMA DE 18 ANOS, QUE RECEBERAM TRÊS DOSES NO ESQUEMA PRIMÁRIO (DUAS DOSES E UMA DOSE ADICIONAL).

 

A IMUNIZAÇÃO É VOLTADA ÀQUELES QUE RECEBERAM O PRIMEIRO REFORÇO HÁ QUATRO MESES OU MAIS E ACONTECE DAS 9H ÀS 15H EM 12 POSTOS DISTRIBUÍDOS PELO MUNICÍPIO. JÁ NA SECRETARIA DE SAÚDE, DAS 9H ÀS 16H, E NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (UBSF) LAGAMAR, EM FAROL DE SÃO TOMÉ, DAS 13 ÀS 15H. NAS UNIDADES PRÉ-HOSPITALARES (UPH) SALDANHA MARINHO E FAROL DE SÃO TOMÉ, DAS 16H ÀS 22H, E UPH TRAVESSÃO E URURAÍ, DAS 18H ÀS 22H. EM TODOS OS POSTOS O ATENDIMENTO É FEITO ATRAVÉS DE DISTRIBUIÇÃO DE SENHA.

 

NO CASO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, CONSIDERA-SE ELEGÍVEIS PARA RECEBER O REFORÇO TODOS QUE ATUAM EM ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE, A EXEMPLO DE HOSPITAIS, CLÍNICAS, AMBULATÓRIOS, UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, LABORATÓRIOS, FARMÁCIAS, DROGARIAS E OUTROS LOCAIS (EXEMPLOS: RECEPCIONISTAS, SEGURANÇAS, TRABALHADORES DA LIMPEZA, COZINHEIROS E AUXILIARES, MOTORISTAS DE AMBULÂNCIAS, GESTORES E OUTROS), ALÉM DAQUELES PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM CUIDADOS DOMICILIARES (EXEMPLOS: PROGRAMAS OU SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DOMICILIAR, CUIDADORES DE IDOSOS, DOULAS/PARTEIRAS), FUNCIONÁRIOS DO SISTEMA FUNERÁRIO, INSTITUTO MÉDICO LEGAL (IML) E SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITO (SVO) QUE TENHAM CONTATO COM CADÁVERES POTENCIALMENTE CONTAMINADOS E; ACADÊMICOS EM SAÚDE E ESTUDANTES DA ÁREA TÉCNICA EM SAÚDE EM ESTÁGIO HOSPITALAR, ATENÇÃO BÁSICA, CLÍNICAS E LABORATÓRIOS.

 

PESSOAS QUE INICIARAM ESQUEMA VACINAL COM JANSSEN DEVEM RECEBER REFORÇO

PESSOAS COM IDADE ENTRE 18 E 39 ANOS QUE RECEBERAM A VACINA DA JANSSEN DEVEM COMPLETAR O ESQUEMA VACINAL COM TRÊS DOSES: A DOSE ÚNICA, UM PRIMEIRO REFORÇO DOIS MESES DEPOIS COM O MESMO IMUNIZANTE; O SEGUNDO REFORÇO (3ª DOSE) HÁ QUATRO MESES APÓS O PRIMEIRO REFORÇO. JÁ AQUELES COM IDADE SUPERIOR A 40 ANOS PRECISAM TOMAR QUATRO DOSES, OU SEJA, A DOSE ÚNICA, UM PRIMEIRO REFORÇO DOIS MESES DEPOIS; O SEGUNDO REFORÇO (3ª DOSE) E TERCEIRO REFORÇO (4ª DOSE) COM INTERVALO DE QUATRO MESES ENTRE CADA DOSE. NESSES CASOS, A RECOMENDAÇÃO É QUE SEJAM USADAS AS VACINAS ASTRAZENECA, PFIZER OU JANSSEN.

GESTANTES E PUÉRPERAS DEVEM TOMAR A DOSE DE REFORÇO COM A VACINA DA PFIZER. CASO ESSE IMUNIZANTE NÃO ESTEJA DISPONÍVEL PODERÁ SER UTILIZADO A VACINA CORONAVAC. PARA AS PESSOAS QUE TOMARAM A DOSE ÚNICA DA JANSSEN E FIZERAM O PRIMEIRO REFORÇO COM OUTRO IMUNIZANTE, TAMBÉM PRECISA DAR SEQUÊNCIA À IMUNIZAÇÃO RESPEITANDO O INTERVALO DE QUATRO MESES.

 

OUTROS GRUPOS TAMBÉM DEVEM SE VACINAR

O MUNICÍPIO CONTINUA APLICADO A PRIMEIRA DOSE SERÁ APLICADA PARA TODAS AS PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS QUE POR ALGUM MOTIVO AINDA NÃO FORAM VACIANDAS. JÁ A SEGUNDA DOSE DA PFIZER É PARA PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 1ª DOSE ATÉ O DIA 23 DE MAIO. A SEGUNDA DOSE DA ASTRAZENECA É PARA AQUELES QUE TOMARAM A 1ª DOSE ATÉ O DIA 16 DE MAIO E DA CORONAVAC, PARA QUEM FOI IMUNIZADO ATÉ O DIA 30 DE MAIO. OS ADOLESCENTES, DE 12 A 17 ANOS, QUE RECEBERAM PFIZER, DEVEM RESPEITAR O INTERVALO DE 2 MESES.

 

A PRIMEIRA DOSE DE REFORÇO (3ª DOSE) É APLICADA ÀS PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS, INCLUINDO GESTANTES E PUÉRPERAS (45 DIAS APÓS O PARTO), QUE RECEBERAM A SEGUNDA DOSE HÁ QUATRO MESES. NO CASO DOS ADOLESCENTES (12 A 17 ANOS), O IMUNIZANTE USADO SERÁ PFIZER OU CORONAVAC. OS MAIORES DE 18 ANOS, COM EXCEÇÃO DE GESTANTES E PUÉRPERAS, PODEM USAR A PFIZER, CORONAVAC E AINDA A ASTRAZENECA OU JANSSEN PARA FAZER A DOSE DE REFORÇO INDEPENDENTE DO IMUNIZANTE USADO NO ESQUEMA PRIMÁRIO.

 

OS ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS IMUNOCOMPROMETIDOS COM O ESQUEMA PRIMÁRIO DE DUAS DOSES COMPLETO DEVEM RECEBER A DOSE ADICIONAL (3ª DOSE), OBSERVANDO O INTERVALO DE DOIS MESES. PARA RECEBER A VACINA É PRECISO LAUDO MÉDICO OU OUTRO DOCUMENTO QUE COMPROVE A CONDIÇÃO E O CARTÃO DE VACINA DA COVID-19, ALÉM DE DOCUMENTOS PESSOAIS.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

PARA RECEBER AS VACINAS É NECESSÁRIO QUE OS INTERESSADOS APRESENTEM DOCUMENTO COM FOTO, CPF, COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, A CADERNETA OU CARTÃO DE VACINAÇÃO COVID-19. NO CASO DE GESTANTES, TAMBÉM É PRECISO O CARTÃO PRÉ-NATAL E DECLARAÇÃO MÉDICA. JÁ PROFISSIONAIS DA SAÚDE DEVEM LEVAR TAMBÉM DOCUMENTO QUE COMPROVE O EFETIVO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO (CARTEIRA DE TRABALHO, CONTRACHEQUE) OU CONSELHO RESPONSÁVEL PELA CATEGORIA.

 


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist