BRILHO DA SUPERLUA DOS CERVOS CHAMA ATENÇÃO NA NOITE EM CAMPOS

Written by on 14 de julho de 2022

ENTREVISTA COM  PROFESSOR MARCELO OLIVEIRA – DIRETOR DO CLUBE DE ASTRONOMIA LOUIS CRULS E COORDENADOR DO PROJETO JOVENS ASTROS DO AMANHÃ,

NA MESMA SEMANA EM QUE A NASA DIVULGOU DESCOBERTAS REVOLUCIONÁRIAS SOBRE O UNIVERSO A PARTIR DE IMAGENS CAPTADAS PELO TELESCÓPIO ESPACIAL JAMES WEBB, AS PESSOAS PODERÃO OLHAR PARA O CÉU, NESTA QUARTA-FEIRA (13) E AVISTAR A MAIOR SUPERLUA DE 2022.

O FENÔMENO ASTRONÔMICO É RESULTADO DA COMBINAÇÃO DE DOIS ACONTECIMENTOS: A APARIÇÃO DA LUA CHEIA (QUANDO SOL E LUA ESTÃO ALINHADOS, E OS RAIOS SOLARES ATINGEM DE FORMA FRONTAL, E SEM OBSTÁCULOS, O SATÉLITE NATURAL DA TERRA), E O PERIGEU, MOMENTO EM QUE ESSA LUA CHEIA, QUE ORBITA O PLANETA TERRESTRE, SE ENCONTRA MAIS PRÓXIMA DA TERRA.

A EQUAÇÃO ASTRONÔMICA PERMITIU QUE AS PESSOAS CONSIGUISSEM VISUALIZAR, DE FORMA APARENTE, A SUPERLUA 16% MAIS BRILHANTE E 6% MAIOR EM COMPARAÇÃO COM AS LUAS CHEIAS CONVENCIONAIS, SEGUNDO O SITE SPACE.COM. CONTUDO, DE ACORDO COM O ASTRÔNOMO CARLOS ANDRADE, OUVIDO PELO ESTADÃO, ESSAS DIFERENÇAS DIFICILMENTE SÃO VISTAS POR AQUELES QUE NÃO TEM UM OLHAR “TREINADO”.

“A VARIAÇÃO (DE TAMANHO E BRILHO) É POUCA. NÃO DEVE SER NOTADA POR PESSOAS QUE RARAMENTE OBSERVAM A LUA, EXCETO NESSAS OCASIÕES ESPECIAIS”, DISSE O ASTRÔNOMO. DE ACORDO COM A NASA, A LUA ESTÁ HÁ 385 MIL QUILÔMETROS DA TERRA. NO PERIGEU, ESSA DISTÂNCIA PODE SE ENCURTAR PARA 355.955 QUILÔMETROS, SEGUNDO ANDRADE.

“TODA LUA, PARA NÓS (ASTRÔNOMOS), É ‘SUPER’ DE ALGUMA FORMA. NÃO É ELA ESTANDO UM POUCO MAIS PRÓXIMA, OU AFASTADA, QUE IRÁ NOS SER DIFERENTE”, PONDEROU O ESPECIALISTA, QUE OLHA PARA O ÚNICO SATÉLITE NATURAL DA TERRA COMO “SEMPRE LINDO E FASCINANTE, INDEPENDENTE DA POSIÇÃO EM QUE SE ENCONTRA.”

ESTA SERÁ A TERCEIRA SUPERLUA EM 2022. O FENÔMENO ACONTECEU OUTRAS DUAS VEZES EM MAIO E JUNHO, E VOLTARÁ A ACONTECER EM AGOSTO — A LUA VOLTA A FICAR CHEIA NO DIA 11 DO PRÓXIMO MÊS. PORÉM, SEGUNDO OS ESPECIALISTAS, A DESTA QUARTA-FEIRA SERÁ A MAIOR DAS QUATRO.

“ISSO É UM FENÔMENO ABSOLUTAMENTE NORMAL E NATURAL QUE, EM ÉPOCAS DE REDES SOCIAIS, ACABOU POR SER CRIADO ESSE TERMO ‘SUPER LUA’. COMO SE A LUA FOSSE BONITA APENAS NESSAS CONDIÇÕES. MAS NÃO É”, OPINOU O ASTRÔNOMO.

 

EVENTOS ASTRONÔMICOS DE JULHO DE 2022

SUPERLUA (13)
MAIS UMA SUPERLUA PARA CHAMAR NOSSA ATENÇÃO. SEMPRE QUE A LUA ESTÁ A CERCA DE 363.300 KM DE DISTÂNCIA DA TERRA, JÁ PODEMOS DIZER QUE HÁ UMA SUPERLUA NO CÉU NOTURNO. O EVENTO NÃO É EXATAMENTE RARO, MAS EM 2022 ACONTECERÁ APENAS DUAS VEZES (DESCONSIDERANDO DUAS SUPERLUAS NOVAS, QUE NÃO SÃO VISÍVEIS).

CHUVA DE METEOROS DELTA AQUÁRIDAS AUSTRAIS (29)
A DELTA AQUÁRIDAS TERÁ A TAXA DE METEOROS POR HORA NO PONTO MÁXIMO NA MADRUGADA DE 28 PARA 29 DE JULHO. ENTRETANTO, MESMO ALGUNS DIAS ANTES E DEPOIS, A CHUVA PROPORCIONA UMA BOA QUANTIDADE DE “ESTRELAS CADENTES”.

EXISTEM DOIS RADIANTES PARA ESSA CHUVA, O BOREAL (MAIS VISÍVEL NO HEMISFÉRIO NORTE) E O AUSTRAL (MAIS VISTO NO HEMISFÉRIO SUL). PARA NOSSA SORTE, O SEGUNDO É O MAIS ATIVO DOS DOIS, COM TAXAS QUE VARIAM DE 13 A 30 METEOROS POR HORA. SEUS METEOROS SÃO AMARELOS OU AMARELO-AZULADOS, COM TRAÇOS LONGOS E NÃO MUITO BRILHANTES, E RISCAM O CÉU EM VELOCIDADES MODERADAS.

EVENTOS ASTRONÔMICOS DE AGOSTO DE 2022
CHUVA DE METEOROS PERSEIDAS (12)
A CHUVA DE METEOROS PERSEIDAS PODE TER BOAS CHANCES DE OFERECER 100 METEOROS POR HORA. ESSA CHUVA, CAUSADA POR GRÃOS MINÚSCULOS DEIXADOS PELO COMETA 109P/SWIFT-TUTTLE EM SUAS PASSAGENS PERTO DO SOL, TRARÁ METEOROS COM VELOCIDADE DE ATÉ 60 KM/S E RASTROS QUE DURAM ALGUNS SEGUNDOS.

EVENTOS ASTRONÔMICOS DE SETEMBRO DE 2022
NÃO HÁ DESTAQUES PARA ESTE MÊS.

EVENTOS ASTRONÔMICOS DE OUTUBRO DE 2022

CHUVA DE METEOROS ORIÔNIDAS (21)
OS ORIÔNIDAS SÃO METEOROS RÁPIDOS, COM VELOCIDADE DE ATÉ 66 KM/S. ISSO GARANTE RASTROS LUMINOSOS LONGOS E PERSISTENTES. TEM UMA TAXA MÉDIA MODESTA, DE APENAS 20 METEOROS POR HORA, MAS JÁ SURPREENDEU OS OBSERVADORES COM CERCA DE 60 METEOROS/HORA.

VOCÊ PODERÁ COMEÇAR SUAS OBSERVAÇÕES POR VOLTA DAS 23H, E ESPERAR PACIENTEMENTE DURANTE TODA A MADRUGADA, MAS O MELHOR MOMENTO SERÁ ÀS 5H, PORQUE O RADIANTE (O PONDO DE ONDE OS METEOROS PARECEM VIR) ESTARÁ MAIS ALTO NO CÉU NESTE HORÁRIO.

EVENTOS ASTRONÔMICOS DE NOVEMBRO DE 2022
CHUVA DE METEOROS TÁURIDAS (5)
A CHUVA DE METEOROS TÁURIDAS É UM DOS SISTEMAS MAIS INTERESSANTES DO ANO, PORQUE APRESENTA METEOROS NAS CORES LARANJA, VERMELHO E AMARELO. ALÉM DISSO, O SISTEMA TALVEZ TENHA A MAIOR DURAÇÃO DE VISIBILIDADE GERAL.

ESSA CHUVA É DIVIDIDA EM DO TÁURIDA DO NORTE E TÁURIDA DO SUL, MAS ESSES NOMES NÃO TÊM MUITO A VER COM OS LOCAIS ONDE ELES PODEM SER VISTOS, E SIM ONDE FICAM OS RADIANTES. O RADIAL DA CHUVA DO NORTE FICA UM POUCO MAIS AO LADO, EM DIREÇÃO AO NORTE. O PICO DA TÁURIDAS DO NORTE ACONTECERÁ MAIS TARDE NESTE MESMO MÊS.

ECLIPSE LUNAR TOTAL (8)

O ECLIPSE DE NOVEMBRO SERÁ VISÍVEL EM QUALQUER LUGAR ONDE A LUA ESTIVER ACIMA DO HORIZONTE. INFELIZMENTE ISSO EXCLUI BOA PARTE DO BRASIL, PRINCIPALMENTE NA FAIXA LESTE — TODO O LITORAL E A REGIÃO CENTRO-OESTE.

NESSA MESMA DATA, UM POUCO MAIS CEDO, QUANDO A LUA ESTIVER MAIS ALTA NO CÉU, PODEREMOS VER A LUA E URANO BEM PERTINHO UM DO OUTRO. JÁ NO DIA SEGUINTE (9), URANO ESTARÁ EM OPOSIÇÃO, OU SEJA, MAIS PRÓXIMO DA TERRA E VISÍVEL DURANTE TODA A NOITE.

PICO CHUVA DE METEOROS LEÔNIDAS (17)
A CHUVA DE METEOROS LEÔNIDAS, ASSOCIADA À PASSAGEM DO COMETA 55P/TEMPEL-TUTTLE, PODE APRESENTAR BOAS SURPRESAS, COM SEUS METEOROS MAIS LENTOS “VOANDO” PELA ATMOSFERA A UMA VELOCIDADE DE CERCA DE 12 KM/S. PARA O BRASIL, O RECOMENDÁVEL É TENTAR OBSERVAR DURANTE A MADRUGADA.

EVENTOS ASTRONÔMICOS DE DEZEMBRO DE 2022

CHUVA DE METEOROS GEMÍNIDAS (14)
EMBORA A GEMINÍDEAS POSSA SER MELHOR OBSERVADA DURANTE A MADRUGADA, PODEREMOS ENCONTRAR ALGUNS METEOROS A PARTIR DAS 21H30, APROXIMADAMENTE. ESSA É A ÚLTIMA CHUVA DO ANO, E PODE TRAZER ALGUMAS SURPRESAS. ESSA É A ÚNICA CHUVA CAUSADA POR UM ASTEROIDE, E NÃO UM COMETA. NESSE CASO, O ASTEROIDE 3200 FAETONTE.

A CHUVA GEMÍNIDAS É SEGUIDA PELO SOLSTÍCIO DE VERÃO NO HEMISFÉRIO SUL (21), O DIA MAIS LONGO DO ANO, E POR UMA SUPERLUA NOVA (23), QUE É QUANDO A LUA NOVA ESTÁ MAIS PRÓXIMA DA TERRA. CLARO, POR SE TRATAR DE UMA LUA NOVA NÃO PODEREMOS VÊ-LA NESSE DIA, MAS ISSO SIGNIFICA UM CÉU LIVRE DE BRILHO LUNAR PARA APRECIAR A PAISAGEM CELESTE ANTES DAS FESTAS DE NATAL.

 

 


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist