BALANÇO POSITIVO DOS 120 DIAS DO SEGURANÇA PRESENTE

Written by on 23 de maio de 2022

A OPERAÇÃO SEGURANÇA PRESENTE COMPLETOU NA ÚLTIMA SEMANA QUATRO MESES EM CAMPOS DOS GOYTACAZES. NESSE CURTO PERÍODO, JÁ É POSSÍVEL NOTAR A REDUÇÃO EM ALGUNS INDICADORES ANALISANDO A BASE DE DADOS DO INSTITUTO DE SEGURANÇA PÚBLICA (ISP). CRIMES COMO ROUBO DE RUA E FURTO A PEDESTRES TÊM REDUÇÃO CONSIDERÁVEL NOS NÚMEROS, ANALISANDO O PERÍODO DE JANEIRO A MARÇO DE 2019, ANTES DA PANDEMIA DE COVID-19 E O MESMO PERÍODO DE 2022.

 

NOS TRÊS PRIMEIROS MESES DE 2019, FORAM REGISTRADOS NA ÁREA DA 134ª DELEGACIA (CENTRO), 223 ROUBOS DE RUA; NO MESMO PERÍODO DE 2022, FORAM 128, UMA REDUÇÃO DE 42%. NA MESMA ÁREA DE ATUAÇÃO, NOS MESMOS MESES DE 2019 FORAM REGISTRADOS 55 FURTOS A PEDESTRES, ENQUANTO QUE EM 2022 O NÚMERO CAIU PARA 33, REPRESENTANDO UMA QUEDA DE 40%. A SEGURANÇA PRESENTE CONSISTE NO REFORÇO DIÁRIO NO PATRULHAMENTO DAS ÁREAS MAIS MOVIMENTADAS DA CIDADE, ESPECIALMENTE ÁREAS DE COMÉRCIO. POR DIA, 72 POLICIAIS PATRULHAM AS RUAS, SEMPRE EM DUPLA E REALIZAM ABORDAGENS, ALÉM DE ATENDEREM A OCORRÊNCIAS DIVERSAS.

 

ALÉM DO CENTRO DA CIDADE E DA PELINCA, A AVENIDA JOSÉ CARLOS PEREIRA PINTO, EM GUARUS, TAMBÉM É ATENDIDA COM O PATRULHAMENTO DIÁRIO. A BASE DA OPERAÇÃO FICA NA RUA DO OUVIDOR, NO CENTRO. A BASE CONTA COM SEIS AUTOMÓVEIS, 18 MOTOCICLETAS E COM DUAS VANS — ESTAS SERVEM DE BASES OPERACIONAIS AVANÇADAS.

 

O PATRULHAMENTO É FEITO POR POLICIAIS EM ESCALA EXTRA DE TRABALHO, QUE SE INSCREVEM SEMANALMENTE PARA PRESTAREM SERVIÇO NAS BASES DO “SEGURANÇA PRESENTE”.

 

O COORDENADOR DA OPERAÇÃO EM CAMPOS, O TENENTE LUCIANO TAVARES, DESTACA QUE TODOS OS DIAS OS POLICIAIS SÃO ORIENTADOS NA BASE ANTES DE IREM PARA AS RUAS E EXPLICA TAMBÉM QUE TODOS OS PMS FORAM TREINADOS NO RIO DE JANEIRO PARA SEREM MULTIPLICADORES DAS AÇÕES DE ABORDAGEM DE PROXIMIDADE, QUE É UM DOS PILARES DA OPERAÇÃO.

 

“NÓS TEMOS UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA, A GENTE PARA, CONVERSA E TEM MAIS TEMPO PARA OUVIR A POPULAÇÃO E A POPULAÇÃO TAMBÉM JÁ NOS RECONHECE E NOS BUSCA. QUANDO A PESSOA VÊ O COLETE AZUL, JÁ SABE QUE ALI EXISTE UM POLICIAL COM O QUAL ELA PODE CONTAR”, DIZ O TENENTE.

 

OS NÚMEROS DE REPRESSÃO À CRIMINALIDADE E DE OCORRÊNCIAS NESSES QUATRO MESES DE ATUAÇÃO JÁ SÃO EXPRESSIVOS. OS POLICIAIS JÁ CUMPRIRAM 30 MANDADOS DE PRISÃO DE JANEIRO A MAIO. “NOSSA ORIENTAÇÃO É PARA QUE TODAS AS PESSOAS QUE ESTEJAM NA RUA EM ATITUDE SUSPEITA SEJAM ABORDADAS. DURANTE ESSAS ABORDAGENS FORAM VERIFICADOS TODOS ESSES CIDADÃOS COM MANDADOS DE PRISÃO EM ABERTO E ISSO SIGNIFICA MENOS CRIMINOSOS NAS RUAS”, DIZ O COORDENADOR.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Campos


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist