ANIVERSÁRIO DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

Written by on 28 de março de 2022

No dia 28 de março, o município de Campos dos Goytacazes, localizado no norte do Rio de Janeiro comemora aniversário, 187 anos. A cidade emancipada em 1835 possui o maior território do estado e destaca-se como a mais populosa do interior fluminense, com grande representação econômica, sobretudo, com o polo petroquímico.

 

O território, inicialmente, era habitado por índios goitacás, porém, com a doação das terras da Capitania de São Tomé, a tentativa de ocupação foi iniciada pelos portugueses. Em 1627, a partir da divisão da Capitania, a Vila de São Salvador de Campos dos Goytacazes cresceu em atividades pecuaristas e em seguida com a cana de açúcar. Os canaviais aceleraram o crescimento da região, em 1833 foi criada a Comarca de Campos. Já em 1835, a Vila de São Salvador de Campos dos Goytacazes foi elevada à condição de cidade e recebeu o nome atual.

 

Em decorrência da emancipação, houve a criação da ferrovia, aumento no número dos engenhos e o crescimento populacional e urbano da cidade. Acerca da construção e urbanização de Campos, inicialmente, fora construída uma capela que se tornou a Igreja de São Francisco de Assis, que foi uma das primeiras construções da cidade. O hospital foi erguido depois, próximo a igreja, no centro da cidade. O hospital cuidado por religiosos da Venerável Ordem Terceira de São Francisco atendeu a população e auxiliou na saúde pública do município em constante crescimento. No início do século XX o prédio deixou de funcionar como hospital, tornou-se quartel militar e posteriormente foi demolido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: Prefeitura de Campos


Reader's opinions

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.



Current track

Title

Artist